Na tarde de ontem, quinta-feira, 04/01, a equipe da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) se reuniu com técnicos da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), que faz parte da SAA (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento), para discussão da implementação do Protocolo de Transição Agroecológica no município de Piracicaba.

O Protocolo é uma iniciativa do Governo Estadual e tem o objetivo de estimular e apoiar os agricultores na fase de transição do sistema de agricultura convencional para o orgânico.

Durante a discussão foi proposta a realização de uma reunião com agricultores do município para apresentação do Protocolo, com o intuito de atrair novos produtores. Os agricultores interessados terão o acompanhamento da equipe do Estado durante os cinco anos de duração do Protocolo de Transição Agroecológica.

Também será realizada uma capacitação com técnicos do setor agrícola das prefeituras da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba) e demais municípios interessados, para tratar da implementação e divulgação do Pleapo (Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica) e do Protocolo nos municípios, lançado em dezembro de 2023 pela SAA.

De acordo com a técnica da Cati, Araci Kamiyama, Piracicaba já vem demonstrando interesse em apoiar e implementar o Protocolo de Transição Agroecológica e está sendo fundamental para a execução do programa. “Um próximo passo importante será reforçar a produção, apoiar esses agricultores durante o processo e dar acesso ao mercado desses produtos em transição agroecológica”, disse.

Para a secretária Nancy Thame, da Sema, a reunião foi uma ótima oportunidade de unir forças e integrar os programas estaduais com as oportunidades oferecidas pela Sema aos agricultores do município. “É um passo fundamental para a produção sustentável no nosso estado e está alinhado com nossos programas municipais, como o das compras públicas da agricultura familiar (lei n° 9.826/2022), que reconhece legalmente o Protocolo de Transição Agroecológica no município”, destacou.

Reunião aconteceu na sede da Sema