Na imagem, placa de entrega de reforma sendo descerrada por autoridades
autoridades e equipes dos serviços da rede socioassistencial participam do descerramento da placa de entrega da reforma

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), entregou oficialmente, na manhã de hoje, sexta-feira, dia 22/12, a reforma predial e adequação estrutural feita no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José. A cerimônia reuniu autoridades, como o prefeito Luciano Almeida e a secretária da Smads, Euclidia Fioravante, representantes de serviços da Assistência Social e pessoas da comunidade atendidas na unidade.

Crianças e adolescente do CCInter Itapuã fazem apresentação de música em Libras

Na abertura, crianças e adolescentes do Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Jardim Itapuã fizeram apresentação em Libras, das músicas Dias melhores virão, do Jota Quest e Pra você sorrir, de Marcela Taís. Ao final da cerimônia, autoridades e equipes dos serviços da rede socioassistencial participaram do descerramento da placa de entrega da reforma.

Luciano Almeida, prefeito de Piracicaba fala na cerimônia de entrega da reforma do Cras São José

O prefeito Luciano Almeida que fez questão de conhecer toda a estrutura predial do Cras, destacou a importância do serviço. “Para nós é uma felicidade entregar a reforma de espaços como este, com boa estrutura para acolher e promover atendimento às famílias. Reformar não significa apenas atender bem, mas oferecer infraestrutura aos servidores públicos que atendem o público. Estamos reformando outras unidades de saúde e educação, porque entendemos que a população precisa ser bem acolhida”, disse.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads

Euclidia Fioravante iniciou sua fala agradecendo a lição de inclusão que as crianças do CCInter deram ao apresentar as músicas em Libras e o trabalho do serviço executado em parceria com as entidades do município. Na sequência, falou sobre o trabalho do Cras na região do São José, enfatizando o atendimento e a importância das ações no território.

Silvana Almeida Campos, usuária do CCInter e Cras São José

Usuários do Cras São José e CCInter também marcaram presença. Silvana Almeida Campos, moradora do Jardim Glória, é acompanhada pelo Cras e faz parte do grupo de pessoas idosas do serviço. “Desde que comecei a fazer parte do serviço, minha vida mudou; fiz várias amizades, participo de atividades e agora serei atendida em um lugar ainda melhor, estruturalmente”, comentou.

Isis Cortegosso, usuária do Cras São José e mãe de criança atendida pelo CCInter

“O Cras ficou ótimo. Até parece que está mais amplo”, descreveu Isis Cortegosso, moradora do Cantagalo e mãe de criança atendida pelo CCInter Jaraguá, próximo ao Cras.

O município conta com seis unidades de Cras, que realizaram cerca de 14 mil atendimentos este ano. Essas unidades públicas consideradas a porta de entrada da Assistência Social, oferecem serviços, programas e benefícios para as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, visando o desenvolvimento de potencialidades e a autonomia dos indivíduos por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio da execução do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). As famílias acompanhadas participam de ações, oficinas e são orientadas para a inscrição no Cadastro Único.

Palavras-chave: Smads; reforma; Cras; CCInter.