A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), entregou ontem quinta-feira, 21/12, a reforma da Casa do Artesão situada na região da Rua do Porto. A cerimônia de entrega aconteceu na própria casa, com a presença de autoridades. Na ocasião foi assinado o termo de permissão de uso do espaço, concedido para a Amoporto (Associação dos Moradores e Restaurantes da Rua do Porto).

casa do artesão
Casa do Artesão passou por reforma e agora está pronta para uso

A reforma do local contemplou novo madeiramento, cobertura e forro, além de tratamento de trincas, novas esquadrias, portas, janelas e pintura e, ainda, adequações no sistema elétrico.

“Nossa ideia é fazer o convênio de zeladoria com a Amoporto, para que possam cuidar deste local. Também já estamos desenvolvendo trabalhos para o parque do outro lado, próximo à pista de skate, para se tornar um parque esportivo, com estacionamento, reforma de banheiros, construção de quadras e muito mais. O intuito é transformar todo esse complexo em um espaço pulsante, com grande público, movimentando a economia. Isso aqui não é da Prefeitura. É de todos nós”, falou o prefeito Luciano Almeida.

De acordo com o titular da Semdettur, José Luiz Ribeiro, a Casa do Artesão reformada significa que o prefeito não tem medido esforços para movimentar o turismo na cidade. “Isso tudo gera emprego e renda para a nossa cidade. E a associação vai continuar se organizando para movimentar ainda mais esse ponto turístico importante para a nossa cidade”, disse.

diversas pessoas em pé ao lado da placa
Descerramento da placa da Casa do Artesão com as autoridades

Conforme Israel Martins, presidente da Amoporto, a casa será sede da Associação e espaço para visitação e eventos. “Estamos felizes com esta cessão de uso. Queremos proporcionar aos artesãos e outras instituições de Piracicaba o uso deste espaço e também para visitação do público”, explicou.

Quem também aprovou a entrega da casa reformada foi a artesã Suellen Beuno Migliorin, que trabalha com peças infantis e decoração personalizada. “Estou bastante feliz e animada para a oportunidade de trazer o artesanato para esta casa, mostrar meu trabalho e minha marca”, afirmou.

homens assinando papeis

Também compareceram à cerimônia de entrega a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire; a titular da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento), Euclídia Fioravante; do gerente regional do Sebrae-SP; Fábio Gerlach, além de representantes da Amoporto, da Guarda Civil Municipal e da Associação Remo Piracicaba, do vereador Thiago Ribeiro e artesãos.

Inaugurada em agosto de 1999, a Casa do Artesão foi ocupada até 2016 com atividades culturais e artísticas, com 30 artesãos expondo e comercializando os próprios trabalhos. Hoje, esses profissionais têm como espaço de exposição e vendas a Casa do Artesão do Parque do Engenho Central e a Feira de Artesanato da Rua do Porto.

homens e mulheres ao lado da placa
Evento de entrega da reforma da Casa do Artesão aconteceu nesta semana