Dentro do programa Rios Vivos, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), a Prefeitura segue com os serviços de desassoreamento, limpeza de margens e desobstrução no córrego Jaú, no bairro Tatuapé. O prefeito Luciano Almeida esteve no local hoje, 20/12, acompanhado dos secretários de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Alex Gama Salvaia, e de Obras e Zeladoria (Semozel), Márcio Marino; da engenheira da Semozel, Cleidelice Baltieri Borges; e do assessor da Semozel, Everton Luiz Morete.

O ponto que está sendo desassoreado fica entre as ruas Lins e Presidente Wenceslau Braz e foi escolhido por ser uma região fundamental para que a passagem da água no córrego seja facilitada, como forma de prevenir alagamentos.

“A expectativa é de que, com essa obra, consigamos diminuir as ocorrências de inundações na cidade, que são recorrentes a partir de janeiro e fevereiro, devido ao grande volume de chuvas”, reforçou Luciano Almeida.

A intervenção no córrego Jaú deve ser feita em aproximadamente 900 metros e visa a retirada de materiais como terra, pedras e lodo, que impedem o curso da água e contribuem para o transbordamento.

Os maquinários para realizar o trabalho foram contratados pelo DAEE, mas a preparação dos locais para a entrada dos maquinários e outras ações preliminares necessárias serão feitas pela Prefeitura, por meio da Simap, Defesa Civil e demais secretarias necessárias.

O prefeito Luciano Almeida esteve no local hoje, acompanhado do titular da Semozel, Márcio Marino, e da engenheira Cleidelice Baltieri Borges

LIMPEZA ESPERADA – O pizzaiolo Francisco de Almeida Prado mora no bairro há 52 anos e salientou que o desassoreamento beneficiará a região toda. “É a primeira vez, em todo esse tempo, que eu vejo essa limpeza acontecer. E vai ser muito bom, porque já sofremos com alagamento, mau cheiro e o aparecimento de animais peçonhentos. Que bom que estão limpando, coisa boa para a cidade”, comemorou.

MAIS – A Prefeitura pleiteou a participação do município no programa Rios Vivos por meio da Simap e Defesa Civil. No ano passado, Piracicaba também foi contemplada para serviços de desassoreamento do ribeirão Piracicamirim, que foram concluídos em junho de 2022. A obra mostrou resultados positivos, evitando o transbordamento do manancial. Os serviços consistiram no desassoreamento e abertura da calha do ribeirão em três pontos com o objetivo de ampliar o leito e impedir a invasão das águas a ruas e residências dos bairros por onde ele passa

Os principais bairros beneficiados foram Piracicamirim, Morumbi, Maracanã e Bosque da Água Branca. Os trechos desassoreados, que somam mais de 3,5 km, ficam entre as avenidas Piracicamirim e Cássio Paschoal Padovani, seguindo até a avenida Antonio Fazzanaro e depois em trecho no bairro Bosque da Água Branca.

O ponto que está sendo desassoreado foi escolhido por ser uma região fundamental para que a passagem da água no córrego seja facilitada