Último arrastão de 2023 recolheu 4,57ton no último sábado, 16/12

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) realizaram as últimas ações de combate à dengue do ano – o mutirão e arrastão – no sábado, 16/12, quando foram recolhidas 4,57 toneladas de inservíveis da região do Algodoal. Balanço divulgado pelo PMCA, que é ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, mostram que, no total, em 2023 foram recolhidas 310 toneladas de material nas ações e, em 2022, outras 260, o que totaliza 570 toneladas nos últimos dois anos. O arrastão e mutirão retornam no primeiro sábado de 2024, no dia 6/01.

O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

“Além do arrastão, desenvolvemos, durante o ano, diversas outras atividades como mutirão em corredores comerciais, orientação à população nos terminais de ônibus, mutirão com utilização de agentes de saúde, utilização de carro de som fazendo prevenção em bairros com maior riscos”, ressaltou Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA.

De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º/01 a 12/12 de 2023 foram registrados 2.970 casos positivos e três óbitos por dengue. No mesmo período de 2022, foram 1.443 casos e um óbito; em 2021, foram 5.354 casos e um óbito.

O PMCA atende pelo telefone (19) 3427-3351 e também pelo SIP 156. Todas as ações do PMCA têm apoio de equipes da Guarda Civil e Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes).

Entre os anos de 2022 e 2023 foram recolhidos 570 toneladas de inservíveis

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são eliminar focos de água parada; manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro; não deixar acumular água em pneus; furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água e lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.