Nos próximos dias, a mesa diretora da Comclima se reunirá para propor um plano de metas para 2024

Após o encerramento do 2º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas de Piracicaba, na última quarta-feira, 6/12, a Comclima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas) agora se organiza para definição das ações para 2024.

Nos próximos dias, a mesa diretora da comissão se reunirá para propor um plano de metas para 2024, que será discutido em plenária durante reunião ordinária a ser realizada no início do próximo ano.

A mesa diretora da Comclima é composta pelo presidente, Leonardo Scopinho Heise (Engajamundo); a vice-presidente, Vanessa Hoffmann (Instituto Terra Mater), e as secretárias executivas Juliana Gonçalez Gragnani (Simap) e Vanessa de Cassia Piazza (FunBEA).

“Desde que a Comclima iniciou as suas atividades, em junho de 2021, temos alcançado importantes resultados. A meu ver, o principal deles foi a elaboração participativa de uma Minuta de Política Municipal de Mudanças Climáticas que define objetivos e diretrizes nos temas energia, mudança de uso da terra, resíduos, prevenção e redução de exposição, entre outros. Além disso, tem aumentado a articulação e a mobilização social. A definição estratégica dos próximos passos será fundamental”, destacou Juliana.

Durante três dias, o 2º Ciclo de Eventos objetivou viabilizar a estruturação do município para práticas mais sustentáveis

CICLO DE EVENTOS – Durante três dias, o 2º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas de Piracicaba objetivou viabilizar a estruturação do município para práticas mais sustentáveis.

O primeiro dia foi marcado pela palestra Iniciativa Construindo Cidades Resilientes e Suas Ferramentas de Autoavaliação para Elaboração de Diagnósticos Municipais, ministrada por Heloísa Fava Fagundes, que é coordenadora de Fiscalização Ambiental da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SP) e membro do Comitê Cidades Resilientes.

Já no segundo dia abordou o tema Políticas Climáticas e Mandatos Legislativos no Brasil, com Sílvia Morales, vereadora, e Ayri Saraiva Rando, assessor parlamentar. Na sequência, foi a vez de Lígia Duarte, Diogenes Cortijo Costa, Mariana Cortijo Costa e Aline Meme Gallo, que debateram a temática Instrumentos da Política Urbana: Plano Diretor e Seu Papel no Enfrentamento às Mudanças do Clima.

O encerramento ficou por conta de Jussara de Lima Carvalho, assessora de mudanças climáticas da Subsecretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e Coordenadora Geral do Projeto Municípios Paulistas Resilientes, que ministrou palestra sobre o Plano de Adaptação e Resiliência Climática nos municípios do Estado de São Paulo.

A ação teve apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), além do Simespi, organização Engajamundo, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Embraplan.