Atendimentos especializados poderão ser ofertados com maior agilidade por meio da adesão ao Cismetro
Atendimentos especializados poderão ser ofertados com maior agilidade por meio da adesão ao Cismetro

O Executivo encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei (PL) para integrar Piracicaba ao Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Piracicaba (Cismetro). Com a aprovação do PL a Secretaria de Saúde terá mais agilidade na contratação de médicos e serviços de saúde e vai melhorar o atendimento básico e de média e alta complexidade (especialidades) do município para a população.
O Cismetro é formado pelas cidades de Limeira (cidade-sede do consórcio), Águas de São Pedro, Charqueada, Cordeirópolis, Engenheiro Coelho, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Rafard, Rio das Pedras, Rio Claro, Santa Gertrudes e Santa Maria da Serra. Com a aprovação da adesão, Piracicaba será a maior, em número de população, a integrar o consórcio.

Atualmente, Piracicaba conta com 308 médicos – sendo 275 concursados e 33 por meio de convênio com o Governo Federal – que atuam na atenção básica e especialidades. Desse total, de 2021 até agora, foram contratados 160 médicos por meio de concursos públicos já vigentes e de outros três realizados desde então. Somente neste ano, foram contratados 53 médicos via concurso público e outros 29 por convênio com o Governo Federal. Mesmo com essa estrutura, ainda existe demanda em algumas áreas, agravada pela pandemia da Covid-19 e pela dificuldade de a Administração contratar profissionais por meio de concursos por questões salariais, por exemplo.

Com a adesão de Piracicaba ao Cismetro, esses profissionais poderão ser contratados sem burocracia ou demora, após solicitação do município ao consórcio. “Se uma demanda em determinada especialidade cresce e precisamos contratar um médico especialista, por exemplo, precisamos realizar um concurso, que é burocrático, leva tempo e nem sempre tem a adesão desejada. Com o Cismetro, podemos contratar um ou mais profissionais e até clínicas especializadas para atender a demanda daquele momento”, explicou o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior.

“As discussões sobre esta adesão já são de conhecimento público. A adesão foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde e aguardamos a aprovação dos vereadores. Tenho certeza que conseguiremos, rapidamente, dentro do fluxo da rede municipal, diminuir essa demanda”, apontou Muzilli Júnior, que esteve em reunião na Câmara Municipal para apresentar o PL e esclarecer dúvidas dos vereadores.

Palavras-chave: Cismetro, Saúde, Piracicaba, Consórcio, Médicos