O concerto apresenta duas músicas alusivas ao Natal, além de peças do barroco e do moderno

Fundada no mês de agosto deste ano, a Orquestra de Câmara de Cordas de Piracicaba faz a sua quarta apresentação da carreira amanhã, sexta-feira, 15/12, às 20h, no palco do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho. O concerto é gratuito e o ingresso deve ser retirado uma hora antes da apresentação na bilheteria do teatro.

O programa deste último concerto da temporada 2023 conta com obras do Barroco ao Moderno. Começa com Villa-Lobos e seu prelúdio da Bachianas Brasileiras no. 4, que por terem sido escritas após os Choros, poderiam ser vistas como um retrocesso frente ao movimento modernista, mas ajudaram a consolidar algumas das assinaturas da música brasileira no cenário internacional.

Em seguida, a orquestra toca um dos maiores concertos para violoncelo do período clássico, o concerto para violoncelo em Dó Maior de Haydn. O solista André Micheletti, diretor adjunto da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) e professor na USP Ribeirão Preto, é o músico convidado nesta peça.

O concerto também apresenta duas músicas alusivas ao Natal. A primeira foi escrita por Richard Wagner para presentear a sua esposa, em uma manhã de Natal de 1870. Depois executam outra obra barroca, desta vez de Arcangelo Corelli e seu Concerto Grosso, feita para ser tocada em noites de Natal.

“Para a orquestra está sendo uma experiência fantástica poder fazer música e aprender com um artista tão experiente como o André Micheletti. Experiências como essa só fazem o grupo crescer em termos qualitativos”, comenta Carlos Cardozo, produtor da Orquestra de Câmara de Cordas de Piracicaba.

A ORQUESTRA – A Orquestra de Câmara é fruto do desenvolvimento e aprimoramento técnico e musical de músicos da Orquestra Educacional, que desde 2015 desenvolve suas atividades. O grupo é composto por 15 músicos.

SERVIÇO – Concerto da Orquestra de Câmara de Cordas. Sexta-feira, 15/12, às 20h, no Teatro Municipal Erotides de Campos. Avenida Maurice Allain, 454, Engenho Central. Entrada gratuita. Informações: 3403-2601.