Coletiva de imprensa aconteceu na manhã de hoje, em frente ao prédio do Ilumina

A retomada das atividades da Policlínica Ilumina, no bairro Altos do Taquaral, para oferta de atendimento oncológico à população, principalmente via SUS (Sistema Único de Saúde), está cada vez mais próxima de acontecer graças ao empenho da Prefeitura de Piracicaba e de entidades como o Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias de Piracicaba e Região), a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Sincop (Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba), Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana de Piracicaba) e Unimed Piracicaba.

Em coletiva de imprensa na manhã de hoje, 13/12, na sede da Ilumina, o empresário Erick Gomes, nomeado administrador provisório da policlínica – seguindo determinação da Justiça –, falou que o primeiro passo a ser dado para a recuperação da entidade beneficente será um inventário de tudo o que o hospital tem, como equipamentos, mobiliário, equipamentos, dívida bancária e trabalhista, por exemplo.

Ao lado do Prefeito Luciano Almeida, Erick Gomes anunciou ser o administrador provisório do Ilumina e que está responsável pela reabertura da Policlínica

Conforme explicou Gomes, ainda é preciso ter muita cautela quando se fala na reabertura da Policlínica Ilumina. “Desde 2021, quando a associação apresentou dificuldades na gestão administrativo-financeira, a Prefeitura e as entidades já se mobilizavam para evitar a parada na prestação dos serviços, porém, não foi possível. Após pedido de intervenção, a Justiça entendeu que todos nós reunidos aqui hoje, podemos trabalhar para que a unidade volte a funcionar, porém, é preciso inventariar o que está dentro deste prédio. Já conseguimos apoio de entidades importantes, que estão pagando contas de energia em atraso para que seja possível fazer esse trabalho. Vamos ver a situação estrutural do prédio, dos equipamentos, bem como de toda a situação administrativa, trabalhista e contábil da entidade para poder alinhar os procedimentos de reabertura. Isso ainda deve levar algum tempo”, apontou.

O prefeito Luciano Almeida enalteceu a parceria e o interesse em reativar os serviços da Policlínica Ilumina. “A partir de janeiro de 2022, a Prefeitura buscou parceiros, fez reuniões e demonstrou interesse nas atividades da Ilumina. O novo administrador vai realizar uma auditoria da entidade para conhecer a realidade e definir o que pode ser feito. Desde já, estamos no apoio e buscando mais parceiros para que a Ilumina volte a atender, pois sempre foi uma parceira muito importante para a Prefeitura. Posso dizer que hoje é um dia de alegria, pois estamos dando um primeiro passo para devolver a Piracicaba um serviço tão importante”, apontou o prefeito ao lembrar que, além dos serviços oncológicos, há espaço no prédio para ampliação de atendimento de outras comorbidades.

Luciano Almeida também deixou claro que a Prefeitura será uma das principais parceiras da entidade, por meio da compra de serviços. “Assim como temos parceria para prestação de serviços com outras instituições filantrópicas de saúde da cidade, aqui com a Ilumina não será diferente. Teremos um plano de trabalho a ser aprovado com todas as nossas demandas e ele será oferecido à Ilumina para que ele seja atendido dentro de sua capacidade de funcionamento”, enfatizou o prefeito.

O presidente da Unimed, Carlos Alberto Joussef, diz estar preocupado com as condições estruturais do prédio e dos equipamentos. “É preocupante ver algo tão moderno e público fechado deste jeito. Temos o know how de hospital para poder levantar as reais condições dos equipamentos e demais infraestruturas deste prédio e mostrar o que é necessário para reabrir a Ilumina. Vamos fazer este relatório e deixar com os atuais representantes da unidade de saúde. Além disso, estaremos sempre dispostos a ajudar a Prefeitura e demais entidades quando o assunto for o bem da população piracicabana”, afirmou.

Carlos Joussef, da Unimed e Luciano Almeida, Prefeito de Piracicaba durante coletiva de imprensa
Carlos Joussef, da Unimed e Luciano Almeida, prefeito de Piracicaba durante coletiva de imprensa

De acordo com Erick Gomes, algumas empresas já estão colaborando com o pagamento de contas para que seja possível fazer o inventário da Ilumina. “Já foi renegociado com a empresa de energia elétrica o pagamento de contas em atraso e a ligação da energia do prédio. A partir de agora, com calma e tempo, vamos fazer os levantamentos necessários para entender a atual situação”, concluiu.

Também estiveram presentes na coletiva, o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Junior, o diretor do conselho administrativo da Coplacana, Marcos Farhat, o presidente do Sincop, Danilo Vendemiatti, e o advogado da Associação Ilumina, Mauro Merci.