Os estudantes do 3º ano A do Ensino Médio da Escola Estadual Pedro de Mello, localizada no distrito de Tupi, desenvolveram durante as aulas do Projeto de Vida a sua própria cápsula do tempo, que foi fechada na manhã de hoje, 11/12, e será reaberta daqui a 40 anos, em 2063.

Os discentes escreveram cartas, fizeram fotografias, selecionaram jornais, entre outros itens, e tudo será vedado hermeticamente e acondicionado na cápsula, que será armazenada em um espaço próximo ao pátio da escola e fará parte do cotidiano escolar pelos próximos anos.

A cápsula foi fechada durante ação na escola, que contou com a presença da equipe escolar, do prefeito Luciano Almeida, e do secretário da Educação Bruno Roza

“A proposta de criar uma cápsula do tempo é uma maneira de levar os professores a motivarem seus alunos a refletir sobre o conceito de futuro, o que esperam para si mesmos e o que desejam para a comunidade que fazem parte nos próximos 40 anos”, explicou o diretor da escola, Thiago Franco, que salientou que os alunos participaram de todo o processo, participando como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem.

O prefeito Luciano Almeida preparou uma carta especial, que foi armazenada na cápsula do tempo

O prefeito Luciano Almeida elaborou uma carta especial para o futuro prefeito de Piracicaba, onde citou os desafios a longo prazo que a cidade enfrenta e os desejos para o futuro. Em um trecho do material que será encapsulado, destacou: “Todo gestor público deve ter o compromisso com as pessoas, com o desenvolvimento de nossa comunidade e trabalhar pela prosperidade da nossa amada Piracicaba. Como sempre digo, fazer o certo dá trabalho, mas vale a pena. Esse deve ser sempre o lema para qualquer um que assuma esse posto. Não fuja aos desafios, encare-os de frente e leve as soluções para o povo piracicabano.”

Prefeito Luciano Almeida assinou a carta que escreveu para a cápsula do tempo

Na oportunidade, o prefeito destacou que daqui há 40 anos seu desejo maior é ver o pleno desenvolvimento econômico de Piracicaba aliado à sustentabilidade.

O secretário Municipal da Educação, Bruno Roza, participou da atividade e ressaltou a relevância de iniciativas desse tipo. “Este projeto é interessante, pois proporciona aos estudantes a oportunidade de refletir sobre o presente e elaborar suas projeções pessoais e sociais para os próximos. Em 2063, quando a cápsula for aberta, poderemos comparar essas projeções com a realidade da cidade e do distrito de Tupi, avaliando o impacto da passagem do tempo.

A ação foi desenvolvida dentro do Projeto de Vida, que tem como objetivo incentivar as reflexões em sala de aula, permitindo o autoconhecimento e a idealização do futuro, e integra as comemorações do centenário do distrito de Tupi, celebrado neste ano de 2023.