A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semad (Secretaria Municipal de Administração), lançou na manhã de hoje, segunda-feira, 11/12, em evento no auditório do Centro Cívico, o Hub GovTech Piracicaba (hubpiracicaba.com/hubgovtech), iniciativa voltada para acelerar a transformação digital da Prefeitura, com o intuito de identificar e recomendar inovações e soluções digitais para atender as demandas das secretarias municipais, capacitar servidores públicos municipais para o desenvolvimento de habilidades digitais e apoiar a implementação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI).

homem em pé apresentando informações em telão para público em auditório
Pedro Chamochumbi, agente de Governo Digital na Semad, apresentando o hub

“Foi difícil chegar aqui em uma Prefeitura totalmente analógica. Antes, eu perdia uma hora e meia por dia assinando papéis. Hoje, em cerca de 15 minutos eu libero os processos no sistema online. Então, estamos começando uma nova história, com respeito ao recurso público e aos funcionários, prestando um serviço de qualidade, com transparência ao cidadão”, falou o prefeito Luciano Almeida.

Conforme o titular da Semad, Luis Fernando Dagnone Cassinelli, o Hub GovTech faz parte do Programa Prefeitura Sem Papel, sistema de gestão de processos administrativos totalmente digital e integrado. “Não faz sentido mais termos documentos físicos. Com o Prefeitura Sem Papel, estamos economizando dinheiro e tudo isso integrado vai fazer com que a cidade se movimente no sentido da inteligência artificial”, falou.

Homem em pé, com óculos de grau, microfone na mão
Prefeito Luciano Almeida durante lançamento do hub

Segundo Pedro Chamochumbi, assessor de Desenvolvimento Organizacional e agente de Governo Digital na Semad, a proposta do hub é apoiar a implantação de um modelo de gestão pública inovadora, eficiente e centrada no cidadão, utilizando as tecnologias como catalisadoras da transformação digital para proporcionar o desenvolvimento dos servidores e a melhoria na prestação de serviços aos munícipes de Piracicaba.

“Com o Hub GovTech, buscamos melhorar a eficiência da geração de dados de apoio à Gestão Pública, ampliar os serviços digitais oferecidos à população e promover o desenvolvimento sustentável e ágil do município. O propósito é contribuir para a consolidação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, em desenvolvimento pela Prefeitura, bem como contribuir para a formação de uma cultura digital em conformidade à ISO 27.000, a lei nº 14.129/2021, mais conhecida como Lei do Governo Digital, e a Lei Federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, sendo, portanto, um importante instrumento de desburocratização dos serviços públicos municipais”, explicou Chamochumbi.

Entre os programas já disponíveis na plataforma do Hub GovTech estão: Programa Acelera GOV, que facilita a aproximação entre empresas fornecedoras de tecnologias para o Governo (GovTechs) e a Prefeitura de Piracicaba; Programa de Formação de Servidores Digitais, que oferece acesso gratuito a cursos de capacitação e atualização profissional contínua para servidores públicos municipais interessados em desenvolver suas competências digitais; e o Programa Venda para o Governo, que propõe comunicar as oportunidades e procedimentos para empresas locais fornecerem produtos ou serviços diretamente à Prefeitura, promovendo, assim, parcerias valiosas e estimulando o desenvolvimento econômico local.

homem de camisa branca, com microfone na mão
Titular da Semad, Luis Fernando Dagnone Cassinelli também participou do evento

O Hub GovTech Piracicaba tem apoio do Hub Piracicaba, do CMCTI (Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação), da Atepi (Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região), da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), do Instituto Pecege e da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), que tiveram representantes no evento de hoje.

Participaram do lançamento, também, os secretários municipais Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, da Selam (Esportes, Lazer e Atividades Motoras); Telma Trimmer de Oliveira Pereira, da Semfi (Finanças); Nancy Thame, da Sema (Agricultura e Abastecimento); Euclidia Fioravante, da Smads (Assistência e Desenvolvimento Social); José Luiz Ribeiro, da Semdettur (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo) e Thiago Marquezin, do CCS (Comunicação Social), além de Bruno Santos, diretor do CI (Centro de Informática).