Mercadìn tem diversos tipos de artesanatos

As colônias trentino-tirolesas de Santana e Santa Olímpia prosseguem neste fim de semana com a 15ª edição do Mercadìn di Nadàl, no Armazém 14, no Parque Engenho Central. Amanhã, 8/12, o Mercadìn abre das 10 às 17h; no sábado, 9/12, recebe o público das 10h às 20h; e no domingo, último dia do evento, também das 10 às 17h. A entrada é gratuita.

A realização é das associações de moradores de Santa Olímpia e de Santana, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

O evento tem como objetivos manter preservada a cultura, a tradição e a união das comunidades, expondo os talentos locais, mantendo o simbolismo do Natal e o artesanato típico.

Os produtos passam por uma criteriosa seleção antes da exposição, somente sendo permitidas peças produzidas nas comunidades, que remetam à cultura da imigração, como geleias artesanais de frutas colhidas no bairro, licores, vinhos, presépios, entre outros. Uma novidade nesta edição é o vinho de laranja e o chopp artesanal.

O Mercadìn di Nadàl remonta ao século XIV. Durante o período de Natal, artesãos vendiam artigos natalinos para relembrarem o nascimento do Menino Jesus e festejarem São Nicolau. A tradição dos mercadinhos de Natal se popularizou nos Alpes e na região de Trento a partir de 1993. Hoje é uma tradição que atrai anualmente milhares de turistas, sendo tudo repleto de simbolismo para lembrar o nascimento de Jesus, desde os enfeites até o artesanato típico, num ambiente envolvente, repleto de paz, harmonia, esperança e alegria.

SERVIÇO – 15º Mercadìn di Nadàl, dias 8, 9 e 10/12, no Armazém 14 do Engenho Central. Avenida Maurice Allain, 454. Entrada gratuita.