Roberto Sartori, diretor-presidente da CPFL, e o prefeito Luciano Almeida assinaram o termo de cooperação

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), firmou parceria com a CPFL Paulista aderindo ao projeto Arborização + Segura, que prevê a substituição de árvores que podem causar danos às redes de energia elétrica. A assinatura do termo de cooperação aconteceu hoje, quarta-feira, 6/12, às 10h, em área verde localizada na rua Sargento José Carlos Ribeiro, no Jardim Astúrias. Na ocasião houve plantio de mudas de árvores pelos alunos da Escola Municipal Mário Chorilli.

Participaram do evento o prefeito, Luciano Almeida; a secretária de Governo, Tássia Espego; o secretário de Comunicação, Thiago Marquezin, e o assessor de projetos especiais da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Robson Willians da Costa Silva. Também estiveram presentes, da CPFL Paulista: Roberto Sartori, diretor-presidente; Robson Tanaka, gerente de meio ambiente; Talita Pinotti, consultora de relacionamentos; Anderson Nascimento, coordenador de operações de campo; Fernando Cristofoli, coordenador de operações de campo; e Pedro De Aro, gerente de departamento de serviços comerciais.

“Um dos maiores problemas que temos são em relação às árvores nas áreas urbanas, que já estão plantadas há muito tempo, que não apenas encostam no fio, mas que estouram calçadas ou encanamentos. Essas árvores foram plantadas sem um projeto de manejo arbóreo adequado, considerando o porte de cada árvore e o espaço. Por isso, esse acordo é uma parceria para resolver esse problema, que é retirar as árvores que têm risco de queda e plantar espécies adequadas. Esse é o caminho, fazer de forma planejada, organizada, garantindo a segurança de todos”, ressaltou Luciano Almeida.

Anderson Nascimento, Robson Tanaka, Roberto Sartori, Talita Pinotti, Luciano Almeida, Tássia Espego, Robson Silva, Fernando Cristofoli e Pedro De Aro durante celebração da parceria

O assessor de projetos especiais da Simap, Robson Willians da Costa Silva, explicou que boa parte das árvores que serão substituídas ficam próximas de unidades de saúde, escolas e avenidas e que as novas árvores terão porte adequado, não oferecendo risco para as redes de distribuição de energia.

“Estamos firmado um compromisso com a segurança elétrica e focando a recuperação e manutenção ambiental. O plano de compensação será de 2.500 árvores, sendo cinco plantios para cada uma supressão. Ou seja, será plantada uma árvore, de porte adequado, em substituição no mesmo lugar, e mais quatro árvores em pontos adjacentes. E essa distribuição vai contemplar a cidade toda”, salientou.

“São árvores que estão plantadas há muito tempo e de uma forma não planejada. Então é necessário avaliar qual o impacto no convívio com as pessoas e com a rede elétrica. O clima tem mudado, estamos enfrentando chuvas com ventos fortes, então temos a responsabilidade de manter a segurança. Portanto, parabéns à Prefeitura de Piracicaba pela adesão ao projeto. Nós precisamos de árvores, mas árvores adequadas para cada lugar e longe da rede elétrica”, completou o diretor-presidente da CPFL Paulista, Roberto Sartori.

A assinatura do termo de cooperação aconteceu hoje, em área verde localizada no Jardim Astúrias e contou com autoridades do Executivo e da CPFL e alunos da EM Mario Chorilli

PLANTIO – Ao final da cerimônia de assinatura do termo de cooperação, as autoridades acompanharam o plantio simbólico de 50 mudas feito pelos alunos do 4º ano A da EM Prof. Mário Chorilli. As espécies plantadas foram peroba, jequitibá branco, jacarandá de minas, guanandi, guarantã e marinheiro.

Elaine Aparecida Ruiz Papetti, diretora da escola, relatou que o plantio foi importante para complementar as ações já feitas com os alunos. “Iniciamos neste ano um trabalho com horta, mas já atuamos com as crianças sobre o tema de várias formas. Temos árvores na escola e incentivamos os alunos a terem um cuidado específico, então esse convite veio agregar mais ainda aos projetos focados que já fazemos”, disse.

Ao final da celebração, foi realizado o plantio de mudas de árvores pelos alunos da Escola Municipal Mário Chorilli

O PROJETO – Ao todo, em Piracicaba, a Simap identificou 500 árvores em situação de risco, que podem interferir ou causar danos à rede elétrica – a compensação será de cinco para cada uma, ou seja, a CPFL fará a doação e o plantio de 2.500 novas árvores em diversos pontos da cidade. Entre as espécies que serão plantadas estão araçás, pitangueiras e quaresmeiras.

A seleção das árvores que serão substituídas foi feita por meio de um rigoroso levantamento técnico que considera os indivíduos que apresentam uma situação crítica e risco à integridade do sistema e à população, seja de queda ou de interferência recorrente na infraestrutura urbana. A partir disso, a substituição é planejada, sempre com avaliação e autorização prévia da Prefeitura.

O programa contempla cinco aspectos: urbanismo e paisagismo; acessibilidade das calçadas; educação ambiental; segurança, que inclui redução de queda de árvores e acidentes, iluminação pública e sinalização de trânsito; e infraestrutura e energia.

Atualmente, o projeto é executado em parceria com as Prefeituras Municipais de 61 cidades de atendidas pela CPFL Paulista.

OCORRÊNCIAS – O contato das árvores com a rede elétrica pode trazer consequências sérias como o rompimento de condutores, que pode ocasionar acidentes com pessoas, e risco de curto-circuito, com interrupção do fornecimento de energia. As ocorrências acontecem, principalmente, em dias de temporais, com fortes ventos. Neste ano, a Prefeitura registrou a queda de aproximadamente 400 árvores durante dias de chuva – algumas delas caíram justamente sobre as redes de energia, acarretando em interrupções do fornecimento.

Plantio simbólico foi de 50 mudas na área verde do Jardim Astúrias, que fica próxima à EM Mario Chorilli