Rafael Beibi é cantor, compositor e zabumbeiro com 17 anos de carreira
Rafael Beibi é cantor, compositor e zabumbeiro com 17 anos de carreira

Patrimônio Cultural do Brasil desde 2021, o forró fica em evidência neste sábado, 9/12, no Armazém 17, no Parque do Engenho Central, onde acontece, a partir das 15h, o 1º Festival de Forró. A entrada é gratuita e a realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

O evento é em alusão ao Dia Nacional do Forró, celebrado em 13/12, no aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga, compositor e cantor recifense que faleceu aos 89 anos em 1989 e é considerado o expoente do gênero musical. Também conhecido como o Rei do Baião, ele é tido como uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira.

O festival começa com aula gratuita de dança de forró, ministrada pela professora Cris Carvalho, que a repete nos intervalos entre os shows de Rafael Beibe (da banda Zaíra), com participação de Evinha do Forró, Circuladô de Fulô e Dois Dobrado. Não é necessário fazer inscrição para participar das aulas.

Além das atrações musicais e aulas de forró, o festival terá food trucks e som mecânico nos intervalos. Por determinação municipal, a entrada no evento com cooler ou objetos de vidro é estritamente proibida.

ATRAÇÕES – Rafael Beibi é cantor, compositor e zabumbeiro com 17 anos de carreira. É fundador e vocalista das bandas Dona Zaíra e Beatles Cordel, além de integrar o projeto Fuá do Guegué. À frente da Dona Zaíra, gravou quatro discos, nos quais tem 31 músicas como autor.

Conhecido pela forma alegre e irreverente de fazer forró, com influências do rock, choro e música erudita, o Dois Dobrado, formado por Marcelo Lima (Voz e Triângulo), Jonas Virgulino (Voz e Sanfona), Jorge Silva (Voz e Cavaquinho) e Will Nascimento (Voz e Zabumba), ganhou notoriedade pelas composições cheias de identidade, inspirada em Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Nas letras, traz mensagens de positividade, histórias de amor, forró e dança.

O Circuladô de Fulô nasceu em 2000 no circuito de forró universitário em São Paulo. Entre trocas de formações, a banda está na ativa com seu forró jovial e dançante, dona de hits do gênero como A Sol, a Liz e o Beija-Flor, Águas Mansas, Levitar, entre outras.

SERVIÇO – 1º Festival de Forró. Sábado, 9/12, às 15h, no Armazém 17, no Parque do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454). Entrada gratuita. Informações: 3403-2600.