Com o objetivo de apresentar os desafios da produção e comércio da pitaya, produtores e varejistas dos Varejões Municipais participaram, na manhã de hoje, segunda-feira, 4/12, de um bate-papo no Espaço Jatobá, no bairro Bangé, por iniciativa do programa CNA Jovem, do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com a Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento).

Houve palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo participante do CNA Jovem Rodrigo Milan, que está desenvolvendo um trabalho com produtores de pitaya em Piracicaba desde novembro de 2022, com o intuito de reduzir o desperdício da fruta e aproximar os produtores dos varejistas.

Milan assou por diversos pontos durante sua apresentação, como os modos de plantio, os tipos de cultivares e o cenário atual sobre o desafio dos produtores para a comercialização.

“Foi observado que a não comercialização de frutos muitas vezes se dá pela falta de comunicação assertiva entre produtores e varejistas, pois estes últimos acabam não passando a demanda correta (quantidade e tipo de frutos), tendo em vista seu mercado consumidor. Como iniciativa para este desafio, propusemos a organização de uma troca de informação clara sobre a demanda de pitayas através do estreitamento de relação entre esses dois envolvidos (produtor/varejista)”, explicou.

Após a palestra, os produtores de pitaya Helena Christofoleti e José Ângelo Rizzato, proprietários do Espaço Jatobá, realizaram uma visita técnica na plantação. Hoje, eles mantêm sozinhos cerca de 500 pés de pitaya, que produzem aproximadamente 5.000 quilos da fruta por ano, entre janeiro e maio. O escoamento da produção é feito principalmente para mercados e permissionários dos Varejões Municipais, que comercializam direto para o consumidor.

A agricultora agroecológica Lourdes Lásaro produz pitayas em sua propriedade, localizada na região do bairro Campestre, e foi uma das participantes da reunião. “Aprendi muita coisa que ainda não conhecia por meio deste encontro e que agora ajudará em nossa produção”, disse.

“Foi uma reunião muito produtiva. É nosso dever como Poder Público proporcionar essa conexão entre varejistas e produtores, por meio da parceria com instituições fortes, como o projeto CNA Jovem, do Senar”, disse a secretária Nancy Thame, da Sema.

Encontro ocorreu na plantação de pitayas do Espaço Jatobá
Foram discutidos no encontro os desafios da produção e comércio da pitaya