A Comclima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas) iniciou hoje, segunda-feira, 4/12, no auditório do Simespi, o 2º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas de Piracicaba. A ação tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap).

A abertura ficou por conta da palestra Iniciativa Construindo Cidades Resilientes e Suas Ferramentas de Autoavaliação para Elaboração de Diagnósticos Municipais, ministrada por Heloísa Fava Fagundes, que é coordenadora de Fiscalização Ambiental da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SP) e membro do Comitê Cidades Resilientes.

Estiveram presentes o titular da Simap, Alex Gama Salvaia; o secretário de Administração, Luis Fernando Dagnone Cassinelli; o secretário de Transportes Internos, Reinaldo Pousa; a corregedora do município, Renata Bueno; a gerente do Simespi, Valéria Rueda Spers; a vice-presidente da Comclima, Vanessa Hoffmann; e a vereadora Silvia Morales.

Salvaia salientou que o trabalho para contenção de mudanças climáticas deve ser uma preocupação geral e precisa da atuação comum. “Pequenos gestos fazem a diferença e todos têm responsabilidade nessa questão. Então quero parabenizar a Comclima, que tem feito um trabalho brilhante, alertando sobre as mudanças climáticas”, destacou.

“É um assunto importante porque, cada vez mais, empresas e cidades só se viabilizam se tivermos cuidado com a natureza. Por isso, essa iniciativa é muito relevante”, acrescentou Cassinelli.

Abertura do Ciclo aconteceu no auditório do Simespi; programação segue até quarta, 06/12

PROGRAMAÇÃO – O 2º Ciclo de Eventos segue amanhã, 5/12, às 14h30, também no Simespi, quando acontece a palestra Políticas Climáticas e Mandatos Legislativos no Brasil, com Sílvia Morales, vereadora, e Ayri Saraiva Rando, assessor parlamentar, ambos do Mandato Coletivo A Cidade é Sua. Às 19h, no auditório da OAB, será realizada palestra, seguida de debate, com o tema Instrumentos da Política Urbana: Plano Diretor e Seu Papel no Enfrentamento às Mudanças do Clima, com Lígia Duarte, Diogenes Cortijo Costa, Mariana Cortijo Costa e Aline Meme Gallo.

O encerramento será na quarta-feira, 6/12, às 9h30, no Simespi, quando a convidada Jussara de Lima Carvalho, assessora de mudanças climáticas da Subsecretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e Coordenadora Geral do Projeto Municípios Paulistas Resilientes, aborda a temática Plano de Adaptação e Resiliência Climática nos municípios do Estado de São Paulo.

O objetivo da ação é possibilitar a estruturação do município para práticas mais sustentáveis por meio do acompanhamento da elaboração e da implementação do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, que é uma das diretrizes de atuação da Comclima e será assunto abordado nas quatro palestras que compõem o Ciclo.

O evento conta também com apoio do Simespi, Mandato Coletivo A Cidade é Sua, organização Engajamundo, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Embraplan.

SERVIÇO – 2º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas de Piracicaba. Terça-feira, 5/12, às 14h30, no Simespi (rua Samuel Neves, 1.601, Jardim Europa), e às 19h na OAB (avenida Independência, 3.347, Alemães). A participação é livre, gratuita e os participantes que desejarem podem assinalar interesse em receber certificado.