Desaparecidas é um espetáculo que reflete questões relacionadas à maternidade

Com o objetivo de incentivar a produção teatral piracicabana e promover as artes cênicas, o Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) chega à 18ª edição, que acontece de 27/11 até 05/12. O espetáculo de estreia do evento, na segunda-feira, às 20h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro Engenho, é Desaparecidas, da Cia. Efêmera de Piracicaba. A entrada é gratuita e é preciso retirar ingresso na bilheteria do local uma hora antes do início da apresentação.

O Fentepira é uma política pública do Município de Piracicaba, prevista pelas leis 6.072/2007 e 7.491/2014, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), organizado pela W Cultural e apoio do Sesc, Senac, Senai, Apite Teatro e Coletivo Liberdade Liberdade.

Em linguagem contemporânea e lírica, o espetáculo Desaparecidas é um espetáculo que reflete questões relacionadas à maternidade. Esse tema surgiu a partir do questionamento feito pelas atrizes e mães Daniela Cavagis e Vânia Lima: “onde foram parar as mulheres que se tornaram mães?’. A atriz e mãe Kelly Aguiar completa o elenco.

O espetáculo é resultado de uma pesquisa cujo mote inicial emergiu da necessidade de falar sobre a identidade da mulher pós-maternidade. O trabalho foi construído a partir de oficinas artísticas em bairros da periferia da cidade de Piracicaba, que tinham o propósito de compartilhar experiências entre mães, trazendo, assim, para a cena mais vozes e tornando o espetáculo mais abrangente e múltiplo do que seria se houvesse apenas os depoimentos pessoais das atrizes.

Simbolicamente, as mulheres desaparecem para dar à luz e se tornar mães. As oficinas de teatro, dança e música serviram como ferramentas para auxiliar as atrizes-criadoras a provocar um momento de autoanálise nas participantes, colher seus relatos sobre a experiência da maternidade, e, posteriormente, levar para a cena a diversidade de afetos que surgem nas mulheres a partir da maternidade, como os impactos físicos, emocionais e sociais.

CIA EFÊMERA – A Cia Efêmera nasceu em 2019 e foi fundada pelas mães/mulheres/atrizes Vânia Lima e Daniela Cavagis, a partir das inquietações sobre ser mulher, mãe e artista na nossa sociedade. O coletivo é composto somente por mulheres-mães, atrizes, arte-educadoras que gestaram este espetáculo.

18º EDIÇÃO – Dentre os 62 espetáculos inscritos, dez foram selecionados para a Mostra Oficial do Festival, com espetáculos de companhias de Piracicaba, Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), Mogi das Cruzes (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE). Todos os espetáculos têm entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados sempre 1h antes do início de cada sessão na bilheteria do local da apresentação. A programação completa estará em breve no Instagram @fentepira_oficial, no site da Prefeitura e redes sociais da Semac.

SERVIÇO – 18ª Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). Espetáculo de lançamento nesta segunda-feira, 27/11, às 20h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Parque do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454). Classificação: 14 anos. Entrada gratuita. Informações: 3403-2600.