Arrastão da Dengue volta a região de Santa Terezinha e passará por mais 11 bairros

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) recolheram 4,59 toneladas de inservíveis no Arrastão da Dengue realizado no sábado, 18/11, passando por 12 bairros na região de Santa Terezinha – entre eles o IAA, Vila Rios, São Benedito, Bessy e Residencial Caieiras. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O PMCA é ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

No próximo sábado, 25/11, o Arrastão da Dengue volta à região de Santa Terezinha para atender mais 11 bairros – entre eles o Corcovado, Nova Capri, Santa Ephigênia e São Judas Tadeu –, das 8h às 14h, tendo como ponto de encontro o Varejão Municipal do IAA, no cruzamento da Rua Paraibuna com a Avenida Corcovado. A orientação do PMCA é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º/01 a 21/11 de 2023 foram registrados 2.928 casos positivos e três óbitos por dengue. No mesmo período de 2022, foram 1.440 casos e um óbito; em 2021, foram 5.346 casos e um óbito. O PMCA atende pelo telefone (19) 3427-3351 e também pelo SIP 156.

ORIENTAÇÃO – Conforme explica o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, este ano, segundo dados climatológicos, a influência do fenômeno natural El Niño tem trazido temperaturas altas e chuvas intercaladas e intensas. “Essa condição é muito propícia para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, se reproduzir, o que acarreta num aumento expressivo de sua população. Consequentemente, a probabilidade de aumentar a contaminação de mosquitos com o vírus da dengue, e a sua transmissão, é alta”, afirmou.

A coordenação do PMCA alerta para que toda a população se atente, com mais intensidade, para o controle e eliminação dos criadouros do mosquito, principalmente dentro de casa, retirando e eliminando criadouros.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são eliminar focos de água parada; manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro; não deixar acumular água em pneus; furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água e lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.