Aconteceu hoje, sexta-feira, 17/11, em Limeira, a terceira reunião das quatro Câmaras Temáticas da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), com a participação das secretárias municipais Nancy Thame, da Sema (Agricultura e Abastecimento), e Andrea Ribeiro Gomes, da Semuhget (Habitação e Gestão Territorial).

Os encontros de discussão das Câmaras Temáticas já ocorreram em Piracicaba, em setembro, e em Ipeúna, em outubro. Instaladas desde o dia 30 de agosto, com representantes dos 24 municípios da RMP, as câmaras têm o objetivo de levantar dados e demandas regionais, propor resoluções e propostas para subsidiar trabalhos de desenvolvimento urbano nos municípios da região.

As câmaras temáticas de Planejamento Integrado, coordenado pela secretária Andrea Ribeiro, e as de Gestão Territorial, Uso e Ocupação do Solo, coordenada pela secretária Nancy Thame, realizaram as reuniões no período da manhã, enquanto que no período da tarde aconteceram as reuniões das câmaras de Gestão Ambiental e Saneamento, e a de Transporte, Mobilidade e Logística.

De acordo com Andrea Ribeiro, este terceiro encontro consolida um processo participativo em que os municípios se reconhecem como uma região fundamental no desenvolvimento sustentável do território do Estado de São Paulo.

“É uma oportunidade única de estarmos juntos nos fortalecendo em nossas necessidades regionais, junto ao Ministério Público e ao Governo do Estado, além de outras instituições importantes do planejamento da região, para que possamos estar preparados para as inúmeras possibilidades de financiamento de projetos integrados que se vislumbram para o ano de 2024”, ressaltou Andrea.

A secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, destacou que os encontros estão sendo muito produtivos e unindo os municípios para propostas conjuntas. “Apresentamos algumas propostas elencadas em nossa câmara e vamos continuar progredindo nas próximas reuniões”, disse Nancy.

Secretária Nancy Thame, da Sema, e Andrea Ribeiro, da Semuhget