Quando Fala o Coracao O filme é considerado o primeiro filme a focar a psicanálise

Produção de uma fase menos conhecida do famoso cineasta britânico Alfred Hitchcock, Quando fala o Coração, de 1945, é o filme em cartaz nesta quarta-feira, feriado de 15 de Novembro, às 19h, no anfiteatro da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. A sessão tem entrada gratuita.

A exibição faz parte do Projeto Cineteca, uma parceria entre a Biblioteca e o Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Misp), mantidos pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com apoio do MIS-SP e do projeto Pontos MIS.

Quando Fala o Coração tem a atriz Ingrid Bergman no papel da doutora Cotance, uma psicóloga em uma clínica para pacientes diagnosticados com distúrbios mentais, onde começa a trabalhar com um novo médico, Anthony Edwards, interpretado por Gregory Peck. Porém, o rapaz não é quem parece ser.

O filme é considerado o primeiro filme a focar a psicanálise e por isso esta obra de Hitchcock ganhou relevância no cinema.

Em um dos sonhos de Edwards, pode-se conferir o resultado da parceria de Hitchcock com o pintor surrealista Salvador Dalí. A cena criada pelo pintor é sempre lembrada pelos cinéfilos quando se referem a Quando fala o Coração.

SERVIÇO – Cineteca apresenta Quando Fala o Coração. Quarta-feira, 15/11, às 19h, no Anfiteatro Alceu Maynard Araújo, da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (rua Saldanha Marinho, 333, Centro). Classificação: 16 anos. Entrada gratuita. Informações (19) 3433-3674.