A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), iniciou hoje, segunda-feira, 13/11, as obras de pavimentação em concreto de trechos de vias da cidade. A rua Joana D’Arc, na região do bairro Jardim Monumento, é a primeira a receber os serviços, que ocorrem em toda a sua extensão, da rua Floriano Carraro até a rua Emílio Galdi. Na manhã de hoje, o prefeito Luciano Almeida e a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, visitaram o local. Nesta primeira etapa serão contemplados 45km de avenidas e ruas da cidade, em mais de 30 pontos com intenso fluxo de veículos. No total, dividido em três etapas, o pacote de recape vai beneficiar 200 km de vias de Piracicaba.

homens trabalhando em pavimento asfáltico
Pavimento de concreto a ser instalado tem maior durabilidade

“Estamos iniciando os serviços para termos o pavimento da cidade melhor, com foco nas principais avenidas e ruas do município, nas entradas de Piracicaba e aquelas com maior fluxo de veículos. A cidade tem 1.800 km de malha asfáltica e cerca de 85% deste pavimento encontra-se com a vida útil vencida, porque nos últimos 18 anos não ocorreram serviços de recapeamento asfáltico, então resolvemos fazer um projeto parrudo, com concreto, por conta da maior durabilidade”, falou o prefeito Luciano Almeida.

O pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos. Há menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e microtexturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara.

três homens conversando e segurando um papel nas mãos
Prefeito Luciano Almeida, ao centro, conversando com os representantes da empresa que exevuta os serviços

Nesta primeira etapa de pavimentação serão usados dois tipos de material, sendo um de PUC (Pavimento Urbano de Concreto), para onde há tráfego de veículos leves, e o outro de pavimento rígido, para tráfego pesado

Os trabalhos que antecedem a pavimentação na rua Joana D’Arc abrangem a extensão da rede de drenagem de águas pluviais, com demarcação topográfica, escavação, assentamento dos tubos, execução de poço de visita e execução de boca de lobo.

“Pedimos a compreensão da população, porque, devido às obras, pode haver algum transtorno nas regiões onde o serviço acontece, porém, isso é passageiro e é para a melhoria na cidade”, comentou Jane, acrescentando que equipes da Semuttran orientarão os motoristas em caso de interdição das vias.

dois homens e uma mulher conversando
Jane Franco Oliveira, Evandro Oriani Sotto e o prefeito Luciano Almeida em visita ao início das obras

Para veículos de passagem que desejam utilizar a rua Joana D’Arc, as rotas alternativas neste momento são: rua das Pombas e rua Nossa Senhora dos Prazeres, para o sentido bairro/centro; e rua Nossa Senhora dos Prazeres e rua Pedro Sacconi, para o sentido Centro/bairro.

VIAS – O valor de contrato com o consórcio é de R$ 89.728.052,44. Entre os locais que receberão novo pavimento estão a avenida 1º de Agosto, no bairro Algodoal (entre a passarela de pedestre até a avenida Mario Dedini); avenida Rio Claro (rotatória, abrangendo da avenida 1º de Agosto até a avenida Monsenhor Martinho Salgot); avenida Padua Dias (a partir da avenida Carlos Botelho até a rodovia Luiz de Queiroz); avenida Cristóvão Colombo + rotatórias (entre a rotatória da ponte do Cachão até a SP 304); avenida Comendador Leopoldo Dedini, no Unileste (da rodovia Margarida das Graças Martins até rodovia Luiz de Queiroz) e rua Corcovado (trecho compreendido entre o Condomínio Residencial Piracicaba 3 até o final da via).