O prefeito Luciano Almeida enfatizou a importância da prevenção e lembrou dos projetos de desassoreamento feitos pela prefeitura nos últimos anos

Hoje e amanhã, 09 e 10/11, Piracicaba é sede da 5ª edição do treinamento do Programa Estadual Chuvas de Verão 2023/2024. Realizado no Barracão 14 do Engenho Central, a atividade está recebendo mais de 140 pessoas de 41 cidades da macrorregião de Campinas; além de Piracicaba, outras sete regiões também estão recebendo o treinamento.

A abertura do evento aconteceu na manhã desta quinta-feira e contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, do tenente-coronel PM Rinaldo de Araújo Monteiro, chefe de gabinete da Casa Militar do Estado, que representou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de Sidnei Furtado Fernandes, coordenador regional de Proteção e Defesa Civil de Campinas, do capitão PM Fábio Henrique Giovani, coordenador regional adjunto de Proteção e Defesa Civil de Campinas e Piracicaba, e de Odair de Mello, coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Piracicaba.

O prefeito Luciano Almeida explicou que o principal objetivo deste treinamento é proporcionar aos agentes e gestores municipais conhecimentos para atuação efetiva e sistêmica durante o período de chuvas de verão, com vistas à redução dos riscos de desastres. “É muito importante trabalhar a prevenção e é isso que fazemos aqui. Todas as autoridades e segmentos públicos e privados se conversam antes, durante e depois de cada evento climático para que os danos a população sejam os menores possíveis e os transtornos causados sejam resolvidos de forma rápida. Aqui em nossa cidade essa é uma parceria de muito sucesso”, disse.

Mais de 140 pessoas de 41 cidades participam do treinamento realizado em Piracicaba

Luciano Almeida lembrou da importância do trabalho preventivo para evitar enchentes na cidade que também pode servir de exemplo para outros municípios. “Com o apoio do Estado, fizemos o desassoreamento do ribeirão Piracicamirim que, após a conclusão dos trabalhos não registrou problemas causados por inundações. Partindo disso, pela primeira vez na história da cidade vamos fazer o desassoreamento do rio Piracicaba, ação essa que minimizará os impactos com enchentes na cidade em períodos chuvosos”, completou.

O chefe de gabinete da Casa Militar do Estado, tenente-coronel Rinaldo Monteiro, se mostrou empolgado com a participação no treinamento. “Temos mais de 40 municípios aqui representados por suas equipes e isso mostra o engajamento das administrações públicas em minimizar os impactos dos eventos climáticos futuros. Capacitar esses agentes é fundamental para respostas mais rápidas e efetivas a população já que os eventos estão cada vez mais severos”, disse.

“Cabe destacar e colocar como exemplo o trabalho realizado aqui em Piracicaba onde todos os órgãos e entidades se conversam e atuam em parceria, principalmente na interação com a comunidade. Podemos dizer que este trabalho é efetivo, pois nos últimos temporais que a cidade passou, rapidamente as equipes foram a campo e contornaram a situação”, completou Monteiro.

Ao lado do prefeito Luciano Almeida, o chefe de gabinete da Casa Militar do Estado, Rinaldo Monteiro, elogiou o trabalho realizado em Piracicaba

Odair de Mello, coordenador da Defesa Civil de Piracicaba, reforçou a necessidade da participação dos municípios neste treinamento. “Nós que estamos na ponta precisamos saber agir e coordenar adequadamente as ações para que a normalidade se restabeleça o mais rápido possível e com menor prejuízo possível a população”.

Odair de Mello é coordenador municipal da Defesa Civil de Piracicaba

ATIVIDADES – O treinamento realizado em Piracicaba conta com aulas sobre Logística Humanitária ministrada pelo Centro de Estudo e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), as condições meteorológicas para o período de chuvas que se aproxima, apresentada pelos meteorologistas da Climatempo, a Coordenadoria Estadual apresentará o tema Situação de Anormalidade, e contaremos também, com análise de solo e vistoria de campo acompanhada por técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) ou do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Ao término do treinamento, os participantes serão certificados e seus municípios poderão pontuar no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), no Programa Município Verde Azul, cumprir um dos critérios para recebimento do “Kit Operação Chuvas de Verão”, e também, um dos critérios da Ação de Aparelhamento da Defesa Civil Estadual.

Vale ressaltar que os participantes desta oficina são os futuros multiplicadores das ações do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades, que contribuirão sobremaneira, para a redução de riscos e para a resposta a desastres nesse período de chuvas que está por vir.