Andresa Mendes, nutricionista da CPAN, apresentou o conteúdo das novas cartilhas

Cerca de 200 servidores vinculados à Secretaria Municipal de Saúde participaram da apresentação do novo Programa Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável e do lançamento das novas cartilhas de Gestante, de Amamentação e de Alimentação de Crianças menores de 2 anos. O material foi atualizado pela Coordenadoria de Alimentação e Nutrição (CPAN) – seguindo as novas orientações do Ministério da Saúde e está disponível de forma digital no site da Prefeitura. O encontro aconteceu ontem e hoje, 7 e 8/11, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação.

Andresa Garcia Mendes, nutricionista da CPAN, apresentou o conteúdo das cartilhas. “São materiais ricos em informações para facilitar a orientação dos profissionais para as famílias. Nelas temos, por exemplo, o passo a passo para uma alimentação adequada e saudável de crianças menores de 2 anos, fornecendo orientações quanto ao preparo dos alimentos, composição e consistência adequados para cada idade, além dos mitos e verdades sobre diversos assuntos relacionados aos temas”, disse.

Para Denise Helena Fornazari, enfermeira e recém-chegada à CPAN para atuar no Programa Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, a atividade vem em um momento importante. “Foi em agosto deste ano que o Programa saiu oficialmente do papel e este evento já é um primeiro passo para consolidar as políticas públicas relacionadas ao aleitamento e alimentação infantil no município”, completou.

Denise Fornazari, enfermeira da CPAN que atua no Programa Municipal enfatizou que a atividade vem em um momento importante

Ana Paula Vioto Ferraz, nutricionista da CPAN, explicou que a atividade é voltada para os profissionais da Rede de Atenção Básica, Centro Especializado em Saúde da Mulher (CESM), Pacto para Redução da Mortalidade Materno-infantil de Piracicaba e Saúde Bucal e apresentou os materiais didáticos sobre amamentação adquiridos para as equipes. “É essencial que as equipes de saúde forneçam informações às famílias sobre amamentação ainda na gestação e esses materiais didáticos serão mais uma ferramenta de apoio para os profissionais utilizarem em suas consultas de pré-natal e nos grupos de gestantes.” disse.

Ana Paula Vioto Ferraz, nutricionista da CPAN, também explicou sobre a elaboração das novas cartilhas

As novas cartilhas em formato digital e demais informações sobre a CPAN estão disponíveis AQUI.

Denise, Ana Paula e Andresa, do CPAN, apresentaram as novidades aos servidores da Atenção Básica de Saúde