Na próxima sexta-feira, 10/11, acontece a Conferência das Secretarias de Agricultura da Região Metropolitana de Piracicaba, das 8h30 às 17h, no auditório da Fumep (Av. Monsenhor Martinho Salgot, 560, Areão), sob organização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento).

Dando continuidade a um ciclo iniciado em outubro de 2021, no primeiro encontro ocorrido em Piracicaba, a conferência tem o objetivo de consolidar e firmar as propostas para o desenvolvimento rural sustentável regional, por meio da construção coletiva das secretarias municipais de agricultura dos 24 municípios pertencentes à RMP.

As discussões e dinâmicas promovidas pela conferência abordarão os quatro macrotemas prioritários para o desenvolvimento da agricultura na região, divididos entre as temáticas: produção agropecuária; conservação de solo, água e recursos naturais; abastecimento público e infraestrutura.

Nos encontros anteriores já foram abordadas diversas demandas do setor, como a conservação de solos e água, agricultura familiar, turismo rural, proteção das águas, gestão de resíduos na zona rural, Rotas Rurais, saneamento rural e SIM (Serviço de Inspeção Municipal).

“Nesta conferência vamos realizar discussões mais aprofundadas sobre esses temas para o encaminhamento de propostas tangíveis para o desenvolvimento rural sustentável da RMP ao Governo Estadual”, destaca a secretária da Sema, Nancy Thame.

REALIZAÇÃO – Os Encontros das Secretarias de Agricultura da Região Metropolitana são organizados conjuntamente a cada três meses pelos representantes de cada município, com a parceria da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), que faz parte da SAA (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento) e já foi sediado nas cidades de Piracicaba, Limeira, São Pedro, Analândia, Capivari, Rio Claro, Charqueada e Santa Maria da Serra.

Conferência reunirá representantes das secretarias de agricultura dos 24 municípios da RMP