vista aérea da praça Antonio de Pádua Dutra.
Vista aérea da Praça Antonio de Pádua Dutra, que foi remodelada: usuários aprovaram novo formato

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), concluiu as obras de remodelação da Praça Antônio de Pádua Dutra, localizada entre as ruas XV de Novembro e Moraes Barros e avenida Armando de Salles Oliveira. O objetivo é a ocupação do espaço, que antes era pouco utilizado pela população pela sensação de insegurança.

A praça recebeu novo pavimento, calçadas, sinalização e iluminação. No local também foram implantadas 62 novas vagas de estacionamento, sendo 31 para automóveis e 31 para motocicletas, e aberto acesso, por meio da praça, entre a XV de Novembro e Moraes Barros. Essas medidas facilitaram o estacionamento de veículos na área central e melhoraram o fluxo de trânsito.

Sinalização de piso com letras taxi em azul.
Praça Antonio de Pádua Dutra ganhou mais vagas de estacionamento, novo pavimento e iluminação: mais segurança

Equipe do Centro de Comunicação Social (CCS) da Prefeitura ouviu munícipes que circulam pela região central e trabalham na praça, como o taxista Lafaiete Luziano Pereira. Ele atua no pontos de táxi da Praça Antônio de Pádua Dutra há mais de 33 anos e conta que nunca viu o local tão limpo e organizado. “Ninguém passava por aqui com medo de ser assaltado e hoje o fluxo de pedestres já aumentou”, frisou Pereira.

Além dele, Juraci Goes, o Magal, presidente da Associação dos Aposentados Pensionistas e Idosos de Piracicaba, que tem sede na praça, também aprovou a reforma, que, segundo ele, era uma antiga reivindicação da categoria.

“O ambiente está agradável hoje e nossos associados podem usufruir com tranquilidade dos serviços oferecidos aqui pela associação”, disse Magal.

INVESTIMENTO – A remodelação da Praça Antônio de Pádua Dutra integra pacote de melhorias viárias com investimento de R$ 3.669.404,55 com mais de dez intervenções em diferentes bairros. O prazo de vigência do contrato com a empresa vencedora da licitação é de 12 meses, podendo ser prorrogado.

Até o momento, além da Praça Antonio de Pádua Dutra, já foram concluídas as obras de abertura e fechamento do canteiro central da avenida Antonio Mendes de Barros Filho x rua Zulmira do Vale; construção da rotatória na avenida Comendador Luciano Guidotti x rua Sebastião Pinto Salgado; a remodelação (Rotatória) da rua Cardeal Arcoverde x rua Luther King.

As obras que estão em execução são de alargamento da avenida Jaime Pereira com ciclovia na Área de Lazer do Trabalhador e readequação das bocas de lobo das ciclofaixas, no bairro Santa Rita.

Em breve a Semuttran vai iniciar a construção de faixa de conversão no canteiro central da avenida Cássio Paschoal Padovani, com a rua Alberto Nepomuceno; aumento do canteiro central na avenida comendador Luciano Guidotti x rua Antonio Keller; aumento do canteiro central na avenida Luiz Pereira Leite x rua Lavinio Pompeu, construção de passeio (calçada) em diversos pontos de ônibus, instalação de gradis em ruas/avenidas, e prolongamento da rua Antonio Cobra Filho até a rua Adelmo Cavagioni.