Du Kalifa é o DJ do Dia da Favela, no Engenho Central

Em alusão ao Dia Municipal da Favela, instituído no Calendário Oficial de Eventos do Município, por meio da Lei Municipal Nº 9.657/202, sancionada em dezembro do ano passado pelo prefeito Luciano Almeida, o Engenho Central recebe no sábado, 4/11, a partir das 10h, o evento gratuito chamado 1º Dia da Favela, que reúne feira de empregabilidade, shows musicais e exposição fotográfica.

A realização é da Cufa Piracicaba (Central Única das Favelas de Piracicaba), com apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Sesc Piracicaba.

“O 1º Dia da Favela de Piracicaba é um evento multidisciplinar, que tem como objetivo promover a inclusão social, e a valorização das populações mais carentes e faveladas”, destaca Herold Eugênio, presidente da Cufa Piracicaba.

Uma das atividades do evento neste sábado, no Engenho, é a 1ª Feira de Cursos e Empregos, no Armazém 14, com participação de 20 empresas entre instituições educacionais e de capacitação profissional como o Senai, Sesi e Sebrae, e de empresas do município e região geradoras de emprego.

“Visa promover o contato dos jovens da periferia da cidade com a disponibilidade de cursos de aprendizagem, habilitação, aperfeiçoamento e qualificação oferecidas por estas instituições e empresas, bem como a possibilidade de empregos disponíveis no mercado”, explica Eugênio.

Em parceria com o CIEE, haverá ainda a possibilidade de inscrição em cursos gratuitos em diferentes áreas, e sorteio de bolsas de estudo para diversas áreas. Também haverá orientação para quem quiser montar um currículo profissional.

Na parte cultural, o 1º Dia da Favela terá a exposição de fotografias Entre Becos e Vielas, do fotógrafo Matheus Silvestre, que fica montada apenas neste sábado, também no Armazém 14. São 15 fotografias de Silvestre, ampliadas em lona em grande formato (200 cm x 133 cm), retratando os moradores das favelas de Piracicaba, jovens, crianças, famílias e ambientadas nestas mesmas localidades, em seus barracos, vielas e becos.

Exposição de fotografias Entre Becos e Vielas, do fotógrafo Matheus Silvestre, será montada no Armazém 14
Exposição Entre Becos e Vielas, do fotógrafo Matheus Silvestre, será montada no Armazém 14

A mostra Entre Becos e Vielas foca no protagonismo dos moradores da favela. “O Dia da Favela é uma data de celebração da potência desses lugares, em que a favela é apresentada de forma ativa, local em que existe uma busca por desenvolvimento, e que precisa de investimentos para transformação e capacitação de seus habitantes”, fala Eugênio.

Terá, ainda, atrações musicais, que começam às 14h, no Pequeno Pátio, entre o fundo do Teatro Municipal Erotides de Campos e o Armazém 14. Apresentam-se no 1º Dia da Favela os grupos Jeito Simples, Iaê e Deu Química. O evento contará também com o DJ Du Kalifa.

SERVIÇO – 1º Dia da Favela. Sábado, 4/11, a partir das 10h, no Armazém 14 e Pequeno Pátio, do Parque do Engenho Central. Avenida Dr. Maurice Allain, 454. Entrada gratuita (com sugestão de levar um quilo de alimento não perecível).