Armazém Maria Dirce Camargo, na Estação da Paulista, recebe a 6ª Conferência Municipal de Cultura

Entre amanhã, 27/10, e domingo, 29/10, o Armazém Maria Dirce de Almeida Camargo, na Estação da Paulista, recebe a 6ª Conferência Municipal de Cultura de Piracicaba, intitulada Democracia e Direito: Por um Sistema Municipal de Cultura. O evento reúne Poder Público, a artistas, fazedores de cultura e toda a população para discutir políticas públicas e atualizar o Plano Municipal de Cultura. A atividade, realizada pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e o Comcult (Conselho Municipal de Cultural), tem programação gratuita e qualquer pessoa pode participar.

A Conferência Municipal de Cultura de Piracicaba acontece sexta-feira, 27/10, das 18h30 às 22h, sábado, 28/10, das 8h30 às 17h, e domingo, 29/10, das 9h às 13h. Participam da programação, ao longo dos três dias, representantes da Semac, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, do Ministério da Cultura e artistas locais.

As discussões da Conferência, que acontecem durante o sábado, 28/10, são em torno de seis eixos temáticos, isto é, seis propostas para o desenvolvimento da cultura no município. Eles foram definidos pelo modelo da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e do Governo Federal.

Os eixos são Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Para participar das discussões, que objetivam elaborar propostas aos planos de cultura do município, Estado e Governo Federal, é preciso fazer o credenciamento gratuito por meio do link https://forms.gle/qD3r2uvfXfkeGQgC9. As propostas, que em seguida serão enviadas ao Poder Público de cada esfera, entrarão em votação no domingo, 29/10, entre os presentes na conferência.

Carlos Beltrame, secretário da Ação Cultural, destaca que a conferência é mais uma oportunidade de Poder Público e classe artística para discutir as políticas culturais do município, em um espaço de debates democrático. “Este é o momento de ouvir propostas que somarão ao compromisso da Prefeitura com a cultura de Piracicaba”.

Anselmo Figueiredo, da comissão organizadora, também reforçou a importância da conferência. “Nós da classe artística de Piracicaba estamos com uma expectativa muito boa com relação a todo esse processo de Conferências de Cultura que está acontecendo em todo o país. Em nossa cidade a Comissão Organizadora tem trabalhado bastante, desde o final de setembro, para que consigamos produzir boas propostas para o município, fazer uma revisão do nosso Plano Municipal de Cultura e, principalmente, auxiliar o Poder Público municipal”.

SERVIÇO – Conferência Municipal de Cultura de Piracicaba. Sexta-feira, 27/10, das 18h30 às 22h, sábado, 28/10, das 8h30 às 17h, e domingo, 29/10, das 9h às 13h, no Armazém Maria Dirce de Almeida Camargo da Estação da Paulista. Av. Dr. Paulo de Moraes, 1580. Entrada gratuita.

Confira a programação da 6ª Conferência Municipal de Cultura de Piracicaba

Sexta-feira, 27/10

18h30 às 19h – Abertura da mesa de credenciamento

19h30 – Mesa de abertura com falas de autoridades e da comissão organizadora

20h – Apresentação de exercício cênico da Ceta (Companhia Estável de Teatro)

20h20 – Fala de abertura de Adriana Scannavez sobre tema geral da 6ª Conferência Nacional de Cultura Democracia e Direito à Cultura com mediação de Fernanda Ferreira

21h10 – Leitura e aprovação do Regimento da conferência

22 – Encerramento

Sábado, 28/10

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura com o Grupo Samba de Lenço Antônio Ferraz

9h20 – Fala de Alessandro Azevedo, representante do Ministério da Cultura

9h30 – Debate sobre os Eixos da Conferência Nacional

10h10 – Dinâmica de separação para os grupos temáticos (eixos)

10h20 – Intervalo

10h30 – Início dos GTs por Eixo: leitura e discussão sobre cada eixo, com base no acúmulo da preparatória e documentos

12h30 – Intervalo para almoço

14h – Grupo Batuque de Umbigada Casa de Batuqueiro

14h20 – Apresentação do trabalho da Oficina de Voz e Canto, com Vanessa Zambão

14h40 – Apresentação do Plano Municipal

15h30 – Coffe break

15h45 – Retomada dos grupos temáticos para elaboração das propostas e finalização.

Domingo, 29/10

9h30 às 11h30 – Leitura e aprovação das propostas

11h30 – Apresentações culturais da Cedan, 15ª Parada LGBTQIA+ e performance drag com Lucia Gardyn

12h – Eleição de delegados para Conferência Estadual