Oficina de construção de mini tambores e ganzás será comandada por Tony Azevedo

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, órgão mantido pela Prefeitura de Piracicaba por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), traz ao público neste último trimestre de 2023 eventos gratuitos com foco nos patrimônios imateriais da cidade.

A diretora do espaço, Ana Torrejais, fala sobre a linha condutora das atividades que serão oferecidas até o mês de dezembro. “São atividades em que propomos uma divulgação das manifestações mais tradicionais da cultura piracicabana. Estamos integrando-as na programação do Museu, inclusive em atividades já recorrentes, como a Noite no Museu, para além de colocar este tema em diálogo com outras práticas, como a prática do yoga. Mas teremos também outros eventos que ressaltam diretamente o nosso patrimônio imaterial, como os sons dos tambores e ganzás de Tony Azevedo ou dos cantadores de cururu e suas violas”.

No dia 31/10, às 19h, o Museu Prudente de Moraes realizará mais uma edição do projeto Uma Noite no Museu, com o contador de histórias Evair Sousa. O evento conta com visitas guiadas, narrando histórias e lendas piracicabanas pelos corredores do Museu, em que as crianças têm contato com fotos, pinturas e objetos históricos, tornando a narrativa mais lúdica e imersiva. “Nesta edição especial trabalharemos lendas piracicabanas, porém, em comemoração ao Halloween, serão histórias de terror, como a lenda da Inhala Seca, Noiva da Colina, Lenda da Cobrona e Coqueiral Assombrado. Essas histórias fazem parte do imaginário infantil piracicabano e contribuem para a manutenção do nosso folclore”, ressalta a diretora.

Já no mês de novembro, haverá duas apresentações culturais: oficina de minitambores e ganzás, dia 11/11, e yoga para crianças, dia 25/11. A oficina de construção de minitambores e ganzás será comandada pelo pernambucano Tony Azevedo, criador do Bloco da Ema, e tem como público-alvo jovens a partir dos 15 anos. “A proposta tem o objetivo do trabalhar com os jovens da comunidade, aproximando e fortalecendo o movimento artístico e cultural, principalmente o afro-brasileiro da cidade de Piracicaba”, completa Ana.

Oficina de Tony Azevedo faz parte da programação do museu com foco em foco em patrimônios imateriais
Oficina de Tony Azevedo faz parte da programação do museu com foco em patrimônios imateriais

Já o Yoga no Museu, para crianças de 3 a 6 anos, será uma aula com Natália Benoti, complementada pela leitura da lenda da Noiva do Rio, sendo demonstradas posturas de yoga imitando as personagens da lenda narrada. “Como convivemos em uma sociedade onde tudo é imediatismo, a prática do yoga, mostra ser eficiente no auxílio do desenvolvimento mental e físico das crianças, despertando a consciência ao aprender a cuidar, tanto de si, como dos outros. Através do yoga, e cada etapa da prática, e pelo movimento por si só, os alunos podem desfrutar de todos os efeitos benéficos que o movimento corporal tem em sua totalidade”, contextualiza a diretora do Prudente de Moraes.

Já no mês de dezembro, o Museu traz ao público um dos patrimônios imateriais mais significativos a Piracicaba: o cururu. No dia 16, os cantadores(as) Antonio Paes Moreira, Maurinho Bortoletto, Luiz Pau D´Alho e Luana Íris têm como missão manter a tradição e também levar experiência, vivência e conhecimento da cultura e tradição do cururu aos jovens. O evento Cururu no Museu será complementado por um café da roça e promete resgatar emoções dessa tradição tão querida pelos piracicabanos.

SERVIÇO – o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes fica na rua Santo Antônio, 641, Centro, telefone: 19 3422-3069. Com acessibilidade. Programação completa pode ser consultada no site: http://museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br/pt_BR/