O SAC (Salão de Arte Contemporânea), um dos mais antigos e importantes salões deste estilo artístico do Brasil e que este ano chega à 52ª edição, segue com inscrições abertas e gratuitas até 25/10. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural): http://semac.piracicaba.sp.gov.br.

O 52º SAC, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac, acontecerá no Engenho Central, no período de 16 de dezembro de 2023 a 04 de fevereiro de 2024.

Os artistas podem inscrever de três a cinco trabalhos, de linguagem livre, de arte contemporânea. As inscrições devem ser feitas em ficha própria.

As fichas devem ser entregues pessoalmente na sede da Ação Cultural, no Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviadas por postagem via correio, para o mesmo endereço da sede da pasta.

O 52° SAC ofertará dois prêmios aquisitivos: o Prêmio Prefeitura do Município de Piracicaba e o Prêmio Câmara de Vereadores de Piracicaba, ambos no valor de R$ 17 mil (haverá a incidência de impostos neste montante).

O salão poderá, ainda, conferir até três Prêmios Especiais de Leitura Pública e Análise de Portfólios. O prêmio consiste no convite feito ao artista para apresentar sua história artística, currículo e/ou processo de criação de seus trabalhos.

A abertura do 52° SAC será no dia 15 de dezembro de 2023, uma sexta-feira, às 20h. A apresentação dos artistas contemplados com o Prêmio Especial de Leitura Pública e Análise de Portfólio ocorrerá no dia seguinte à abertura, 16/12, sábado, às 10h.

A comissão organizadora desta edição é composta por Antônio Natal Gonçalves (presidente), Eduardo Ferreira Grosso, Juliana de Fátima Mazzero, Margarete Regina Chiarella e Renata Graziela Duarte Gava.

De acordo com o edital desta edição, a visitação gratuita acontecerá de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 17h.

NARDIN – Este ano, o SAC fará homenagem a Ermelindo Nardin, o idealizador do salão, que morreu aos 83 anos no último dia 7/07. Nardin foi cartunista, chargista, ilustrador, músico e professor, conhecido pela sua inteligência e irreverência. Por meio do SAC, foi responsável por destacar para o mundo importantes nomes da arte contemporânea brasileira.

SAC – O Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba completa 55 anos em 2023. A última edição aconteceu em 2019 e, nos últimos três anos, o evento foi suspenso devido às restrições da pandemia. A primeira edição do SAC ocorreu em 1968, no Calq (Centro Acadêmico Luiz de Queiroz), da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), por iniciativa de Ermelindo Nardin, com apoio e incentivo de professor Walter Zanini, então professor catedrático e diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.