O Menino e o Mundo foi a primeira animação brasileira indicada ao Oscar, em 2016

O Menino e o Mundo, a primeira animação brasileira indicada ao Oscar, é o filme em cartaz na segunda-feira, 23/10, às 13h30, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. A entrada é gratuita e a exibição acontece no anfiteatro do espaço.

A sessão é uma realização da Biblioteca, mantida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), em parceria com o Misp (Museu da Imagem e Som de Piracicaba), MIS (Museu da Imagem e Som) e com o projeto Pontos MIS.

Em O Menino e o Mundo, de 2016, um garoto mora com o pai e a mãe em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

A animação, com direção de Alê Abreu, conta com vozes de Patricia Pichamone, Emicida e Vinicius Garcia.

“O filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano. Mas sobretudo um grito contra o sufoco que a grande indústria cria aos potenciais artísticos, poéticos, e de linguagem da animação”, declarou Alê à época, em suas redes sociais.

O filme conquistou o Prêmio Cristal de longa-metragem no encerramento do 38º Festival do Filme de Animação de Annecy, no leste da França, considerado o epicentro mundial do cinema de animação.

SERVIÇO – Exibição do filme O Menino e o Mundo. Segunda-feira, 23/10, às 13h30, no Anfiteatro Alceu Maynard Araújo, da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (rua Saldanha Marinho, 333, Centro). Classificação: livre. Entrada gratuita. Informações (19) 3433-3674.