Tadeu Augusto Matheus, que ministra a aula deste sábado, 21, é sambista e sociólogo

Na sétima aula do Curso Livre em Africanidades, a Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto recebe neste sábado, 21/10, às 14h, o sambista e sociólogo Tadeu Augusto Matheus, conhecido como Tadeu Kaçula, com a aula Imprensa Negra: Frente Negra Brasileira e o Jornal A Voz da Raça. A atividade é gratuita e acontece no anfiteatro da Biblioteca, que é um equipamento mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

O curso aborda os aspectos socioculturais e econômicos da formação da sociedade brasileira com um olhar voltado aos valores cosmológicos dos afro-diaspóricos.

“Abordaremos o período histórico do antes e do pós-abolição e os processos de resistência e reorganização da população preta na sociedade moderna utilizando-se da imprensa negra como um importante instrumento estratégico de mobilização e organização político-social da população preta a partir da cidade de São Paulo”, destaca Tadeu Kaçula.

Tadeu Augusto Matheus é sambista, sociólogo formado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Mestre e Doutorando em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP), coordenador executivo da Unafro (Universidade Livre de Sociologia e Comunicação Afro-brasileira).

Ele também é autor dos livros Casa Verde: uma pequena África paulistana (LiberArs Editora), Samba e Pandemia: 2021, o ano que o samba parou (Proac), A Imprensa Negra na Década de 1930: Frente Negra Brasileira e o Jornal A Voz da Raça (LiberArs Editora).

SERVIÇO – 7º Encontro do Curso Livre em Africanidades, com Tadeu Augusto Matheus. Sábado, 21/10, às 14h, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Entrada gratuita. Na rua do Vergueiro, 145. Informações/Whatsapp: (19) 3433-3674.