Nova unidade do CAPS II Vila Sônia fica no bairro Mário Dedini, ao lado do Sesi Piracicaba
Nova unidade do CAPS II Vila Sônia fica no bairro Mário Dedini, ao lado do Sesi Piracicaba

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Vila Sônia, pela primeira vez, terá uma sede própria e definitiva. A conquista foi anunciada esta semana pelo secretário de Saúde, Douglas Koga, e pela coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Piracicaba, Vandrea Novello. O serviço vai funcionar em prédio cedido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) à Saúde, na rua das Ametistas, 210, no bairro Mario Dedini, para que o serviço seja instalado e beneficie uma região com mais de 90 mil habitantes e com cerca de 2.000 prontuários ativos.

A coordenadora da RAPS celebrou a conquista. “Estou na coordenação do serviço desde 2012 e, desde aquela época, a população cobra para que o CAPS tenha uma unidade definitiva e agora foi atendida. A notícia da liberação do espaço pela Selam nos deixou muitos felizes e vamos poder melhorar e ampliar nossos serviços a população”, disse ela ao reforçar que o novo prédio já está passando por reformas internas e externas para receber a equipe.

Parte externa da unidade está recebendo nova pintura
Parte externa da unidade está recebendo nova pintura

Vandrea lembra que, desde sua criação, o CAPS II Vila Sônia funciona de forma “improvisada” em sala na sede da Policlínica de Santa Teresinha. “Era um problema enorme conciliar o grande fluxo de atendimento em um lugar que não atendia de forma plena as diretrizes do Ministério da Saúde. Com este novo espaço, vamos conseguir atender a todas as diretrizes e, ainda, conseguir recursos dos governos federal e estadual para esta unidade que, atualmente, conta somente com investimento da Prefeitura”, reforçou.

O novo espaço está contemplado com salas de atendimento e grupo, enfermagem, consultórios, espaço de ambiência, refeitório para pacientes e servidores, além de uma ampla e arejada recepção.

Parte interna do prédio também receberá melhorias
Parte interna do prédio também receberá melhorias

O secretário de Saúde, Douglas Koga, destacou que este trabalho faz parte das ações da atual administração para a adequação dos serviços da RAPS. “O primeiro passo foi transferir o atendimento do CAPS AD para prédio amplo em frente à Estação da Paulista, o segundo foi a abertura de credenciamento para abertura da segunda residência terapêutica. A terceira ação está sendo realizada agora, com o CAPS Vila Sônia e, no próximo ano, vamos dar prosseguimento para a vinda de uma terceira residência terapêutica na cidade”, afirmou.