{mosimage}O secretário Guilherme Afif Domingos, do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, representantes de órgãos pesquisa e associações se reuniram ontem (09/08) no Antonio’s Palace Hotel com o prefeito Barjas Negri e outros 18 prefeitos da região de Piracicaba para debater sobre diretrizes do emprego.

Conforme explicou o secretário “a base de ação da secretaria é formada por um tripé, qualificação, empreendedorismo e desburocratização. A Caravana do Trabalho é um programa de governo que tem como objetivo mapear o emprego no estado, mostrar o retrato dos diferentes setores, apontar os profissionais necessários e implantar cursos de qualificação de acordo com as características de cada localidade”. {mosimage}Para fornecer as informações, em cada reunião da Caravana do Trabalho realizada pela secretaria, prefeitos e representantes do executivo de cada cidade recebem um formulário que é devolvido no prazo de 15 dias. A partir do levantamento realizado em cada região, microrregião e municípios do Estado de São Paulo, a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) realizará um cruzamento das informações obtidas com os dados existentes para se montar um diagnóstico do emprego. Segundo o secretário, “o diagnóstico permitirá a elaboração de um plano plurianual para a qualificação profissional. O relatório possibilitará que o Governo do Estado pense em investimentos, cursos, mudanças de mercado entre outros aspectos”.