Zootrópio será levado à oficina deste sábado no Armazém 14

Duas atividades que misturam artes gráficas e cinema acontecem hoje, sábado, 7/10, no Armazém 14, no Parque do Engenho Central, na programação do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Das 13h às 18h, acontece a oficina de animação com brinquedos ópticos e, às 19h, uma sessão de cinema com desenhos clássicos e propagandas dos anos 1970. Em ambos os eventos a entrada é gratuita.

A realização das duas atividades é da produtora Cine 16, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).

Na oficina, a Cine 16 vai mostrar e ensinar como funcionam brinquedos óticos como o taumatrópio, praxinoscópio e zootrópio, objetos que, há 200 anos, permitiram as primeiras experiências, historicamente conhecidas como desenhos animados. Na atividade, os participantes também aprenderão a criar sua própria sequência animada por meio de desenhos, com base no funcionamento dos itens raros levados pela produtora à oficina.

Em seguida, à noite, acontecerá uma sessão de cinema nostálgica com grandes clássicos da animação, intercalados com propagandas comerciais antigas. Quem comparecer à sessão poderá conferir desenhos clássicos, como Pedro e o Lobo (1946) e O Aprendiz de Feiticeiro, ambos da Disney, além de anúncios comerciais raros, inclusive alguns veiculados em 1973, às vésperas do nascimento do Salão de Humor, como os das marcas Atma, Taly-ho, Adidas, Calcigenol e Colgate. Todo o acervo de vídeos pertence à Cine 16.

O SALÃO – O 50º Salão de Humor, que passou a ser Patrimônio Cultural Imaterial este ano, conta com 318 trabalhos expostos, produzidos por 175 artistas de 30 países. A mostra oficial está no Armazém 14. As visitas podem ser feitas às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h. Além disso, a programação inclui diversas exposições paralelas em diferentes espaços da cidade. O cronograma completo pode ser visto em salaointernacionaldehumor.com.br.

SERVIÇO – Oficina de animação com brinquedos ópticos e Sessão de Cinema com desenhos clássicos e propagandas antigas. Sábado, 7/10, a partir das 13h, no Armazém 14, no Parque do Engenho Central. Entrada gratuita. Avenida Maurice Allain, 454. Informações: 3403-2600.