As secretárias municipais Nancy Thame, da Sema (Agricultura e Abastecimento), Andrea Ribeiro Gomes, da Semuhget (Habitação e Gestão Territorial), e Jane Oliveira, da Semuttran (Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), participaram das reuniões das quatro Câmaras Temáticas da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), que aconteceram ontem, quarta-feira, 04/10, em Ipeúna.

Este já é o segundo encontro das câmaras temáticas, após o primeiro realizado em Piracicaba, nos dias 5 e 6 de setembro. Instaladas desde o dia 30 de agosto, com representantes dos 24 municípios da RMP, as câmaras têm o objetivo de levantar dados e demandas regionais, propor resoluções e propostas para subsidiar trabalhos de desenvolvimento urbano nos municípios da região.

As câmaras temáticas de Planejamento Integrado e de Gestão Territorial, Uso e Ocupação do Solo realizaram as reuniões no período da manhã, enquanto no período da tarde aconteceram as reuniões das câmaras de Gestão Ambiental e Saneamento, e a de Transporte, Mobilidade e Logística.

Entre as reuniões, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação promoveu um evento para debater os impactos da regularização fundiária nas cidades. A iniciativa fez parte do calendário Circuito Urbano 2023, da ONU-Habitat Brasil. “Nosso objetivo em trazer essa palestra para municípios menores é de fortalecer a equidade entre os municípios”, ressaltou o  subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, que acompanhou as reuniões.

A secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, que está na coordenação da câmara de Gestão Territorial, Uso e Ocupação do Solo, destacou que as reuniões estão gerando ricas discussões e unindo os municípios para propostas conjuntas. “Elencamos os pontos críticos dos temas gerais da nossa câmara e listamos algumas propostas que vamos continuar progredindo nas próximas reuniões”, disse Nancy.

A secretária Andrea Ribeiro Gomes, da Semuhget, coordenou a reunião da câmara temática de Planejamento Integrado e a secretária Jane Franco Oliveira, da Semuttran, participou das discussões da câmara de Transporte, Mobilidade e Logística, onde destacou o projeto de lei do novo Plano de Mobilidade Urbana de Piracicaba.

As próximas reuniões das Câmaras Temáticas estão marcadas para 7 e 8 de novembro em Limeira; e 5 e 6 de dezembro em Analândia.

Equipes das secretarias de Piracicaba reunidos durante a reunião
Reuniões ocorreram em Ipeúna, nesta quarta, 05-10
Secretária Nancy Thame apresentando para o público durante a reunião da câmara de Gestão Territorial, Uso e Ocupação de Solo
Secretária Nancy Thame coordenou a câmara de Gestão Territorial, Uso e Ocupação de Solo