O concerto no Teatro Losso Netto terá a participação de 16 músicos

Fundada no mês de agosto deste ano, a Orquestra de Câmara de Cordas de Piracicaba faz a sua segunda apresentação amanhã, sexta-feira, 29/09, às 20h, no hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Com regência de Fhelipe Serafim, o grupo apresentará repertório com obras do período clássico, do romântico e peças de música brasileira. A entrada é gratuita, com sugestão de doação de um 1 quilo de alimento não-perecível. O evento tem apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

O concerto terá a participação de 16 músicos, sendo seis primeiros violinos, 5 segundos violinos, 3 violas, um violoncelo e um contrabaixo. Será um programa de aproximadamente 75 minutos.

Como conta o maestro Serafim, o concerto no Teatro Municipal será aberto com Quatro Momentos no 3, do carioca Ernani Aguiar, e cheio de ritmos brasileiros como a Marcha de Carnaval, Cabocolinhos e o Maracatu, usando recursos e efeitos pouco praticados no grande repertório.

Seguem com Oito Peças, de Glinka, arranjadas para cordas por Rimsky-Korsakov das óperas Ruslan e Ludmila e Ivan Susanin.

A terceira parte do programa conta com duas peças famosas do finlandês Jean Sibelius: Valsa Triste, que foi composta para música de cena de uma peça de teatro do cunhado de Sibelius, Arvid Järnfelt, e Andante Festivo, composição tocada no casamento de Riitta Sibelius, sobrinha do compositor.

A ORQUESTRA – A Orquestra de Câmara é fruto do desenvolvimento e aprimoramento técnico e musical de músicos da Orquestra Educacional, que desde 2015 desenvolve suas atividades.

Segundo os fundadores da Orquestra, as perguntas que ficavam eram: o que fazer com os músicos que tenham maior desenvoltura técnica e musical? Onde alocá-los para que continuem sendo desafiados em suas habilidades?

Surgiu então a proposta de convidar 15 músicos de cordas da OEP para integrar a Orquestra de Câmara, em que teriam a possibilidade de vivenciar obras escritas para essa formação, experiências de variados compositores e sonoridades.

SERVIÇO – Concerto da Orquestra de Câmara de Cordas de Piracicaba. Amanhã, sexta-feira, 29/09, às 20h, no hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Entrada gratuita. Na avenida Independência, 277. Informações: 3434-2168