Ermelindo Nardim, o primeiro da esquerda para direita, em atividade do 48 SAC, receberá homenagem póstuma neste ano
Ermelindo Nardim, o primeiro da esquerda para direita, em atividade do 48 SAC, receberá homenagem póstuma neste ano

O SAC (Salão de Arte Contemporânea), um dos mais antigos e importantes salões deste estilo artístico do Brasil, chega este ano à 52ª edição. O regulamento e as inscrições estarão disponíveis a partir de amanhã, 27/09, no site da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural): http://semac.piracicaba.sp.gov.br.

O 52º SAC, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac, acontecerá no Engenho Central, no período de 16 de dezembro de 2023 a 04 de fevereiro de 2024.

O artista poderá inscrever de três a cinco trabalhos, de linguagem livre, de arte contemporânea. As inscrições devem ser feitas em ficha própria, disponível no site da Semac a partir de quarta, 27/09, até o dia 25/10.

As fichas devem ser entregues pessoalmente na sede da Ação Cultural, no Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviadas por postagem via correio, para o mesmo endereço da sede da pasta.

O 52° SAC ofertará dois prêmios aquisitivos: o Prêmio Prefeitura do Município de Piracicaba e o Prêmio Câmara de Vereadores de Piracicaba, no valor de R$ 17 mil cada (haverá a incidência de impostos neste montante).

O salão poderá, ainda, conferir até três Prêmios Especiais de Leitura Pública e Análise de Portfólios. O prêmio consiste no convite feito ao artista para apresentar sua história artística, currículo e/ou processo de criação de seus trabalhos.

A abertura do 52° SAC será no dia 15 de dezembro de 2023, uma sexta-feira, às 20h. A apresentação dos artistas contemplados com o Prêmio Especial de Leitura Pública e Análise de Portfólio ocorrerá no dia seguinte à abertura, 16/12, sábado, às 10h.

A comissão organizadora desta edição é composta por Antônio Natal Gonçalves (presidente), Eduardo Ferreira Grosso, Juliana de Fátima Mazzero, Margarete Regina Chiarella e Renata Gava.

“Tradicional, o Salão de Arte Contemporânea, em seus 55 anos de realização, perpassa gerações artísticas e consolida uma experiência considerável além de desempenhar um papel cultural artisticamente importante no setor da criatividade, a nível nacional”, destaca Renata Gava, a diretora da Pinacoteca Municipal.

NARDIN – Este ano, o SAC fará homenagem a Ermelindo Nardin, o idealizador do salão, que morreu aos 83 anos no dia 7/07/2023. Nardin foi cartunista, chargista, ilustrador, músico e professor, conhecido pela sua inteligência e irreverência. Por meio do SAC, foi responsável por destacar para o mundo importantes nomes da arte contemporânea brasileira.

SAC – O Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba completa 55 anos em 2023. A última edição aconteceu em 2019 e, nos últimos três anos, o evento foi suspenso devido às restrições da pandemia.

A primeira edição do SAC ocorreu em 1968, no Calq (Centro Acadêmico Luiz de Queiroz), da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), por iniciativa de Ermelindo Nardin, com apoio e incentivo de professor Walter Zanini, então professor catedrático e diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.