Prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, de camisa escura, fala ao microfone
Luciano Almeida durante apresentação de relatório na reunião

Durante a sétima reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba), que aconteceu na manhã de hoje, sexta-feira, 22/09, em Analândia, em espaço com vista privilegiada para os morros do Camelo e Cuscuzeiro, o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, apresentou relatório de sua gestão de dois anos como presidente do Conselho, com vice-presidência de Nelita Michel, prefeita de Iracemápolis. Na ocasião, houve eleição para a nova presidência da RMP, que agora passa a ser de Mario Botion, chefe do Executivo de Limeira. Nelita Michel permanece na vice-presidência.

Pelo período de dois anos de Luciano Almeida à frente do Conselho de Desenvolvimento da RMP, houve aprovação do então governador João Doria, em junho de 2021, do Projeto de Lei para criação da RMP, que reúne 24 cidades da região, somando cerca de 1,5 milhão de habitantes. Além disso, aconteceram diversas reuniões para discutir políticas públicas voltadas para as áreas do esporte, saúde, cultura, segurança, turismo, agricultura, habitação, meio ambiente, entre outras.

Prefeito Luciano Almeida, camiseta escura, ao lado de Nelita Franceschini e Mario Botion
Luciano Almeida, Nelita Franceschini e Mario Botion

Durante estes anos também aconteceram encontros para debater os principais projetos e programas do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), como gestão integrada de risco e desastres e mobilidade regional, manutenção das estradas vicinais, criação do bloco da RMP para saneamento, políticas públicas integradas na segurança, consórcio para saúde e ampliação do Hospital Regional.

Houve, ainda, em maio deste ano, a inauguração da Praça das Bandeiras, espaço alusivo aos 24 municípios que integram a RMP alocadas ao redor do chafariz do Parque da Rua do Porto João Hermann Neto em Piracicaba. E neste segundo semestre de 2023 foram instaladas as Câmaras Temáticas de Planejamento Integrado, Gestão Territorial, Uso e Ocupação do Solo, Gestão Ambiental e Saneamento e Transporte, Mobilidade e Logística.

“Foi uma primeira fase de conscientização de trabalharmos unidos. Independente da questão de regularização ou formalização da RMP, a gente conseguiu fazer com que as prefeituras e suas equipes trabalhassem juntas para desenvolver projetos regionais. E a partir de agora acho que começa uma segunda etapa, que é a formalização para que estas coisas aconteçam”, ressaltou Luciano Almeida.

Para o novo presidente eleito para o Conselho de Desenvolvimento da RMP, Mario Botion, o trabalho agora será de continuidade. “Quero parabenizar o prefeito Luciano Almeida, que na condução destes dois anos criou uma base sólida para que os trabalhos agora comecem a sua operação propriamente dita, materializando tudo aquilo que foi discutido em termos de diagnóstico. O trabalho é só uma continuidade. Os municípios entenderam a importância que é tratar das questões de maneira regional e compartilhar soluções e demandas que às vezes são as mesmas para municípios pequenos e grandes. Isso é a maneira de dividirmos para somar”, afirmou.

Além de prefeitos dos municípios integrantes da RMP, compareceram à reunião os secretários municipais de Piracicaba Andrea Ribeiro Gomes, da Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial); Nancy Thame, da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento); Jane Franco Oliveira, da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobildiade Urbana, Trânsito e Transportes); e também o comandante Sidney Nunes, da GCM (Guarda Civil Municipal), Juliana Baccarin, chefe de gabinete, e Artur Santos, presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto).

Gestores da RMP posam para fotos
Reunião com os gestores do municípios da RMP foi em Analândia, com vista para os morros do Camelo e Cuscuzeiro

Participaram, também, os representantes do Governo do Estado Eduardo Trani, assessor especial de planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano; Carlos Alexandre Gomes, coordenador da subsecretaria de Desenvolvimento Urbano, e José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano, que falou da possibilidade de PPPs (Parcerias Público-Privadas) para iluminação pública para regiões metropolitanas.

Paçlavras-chave: RMP, prefeitos, reunião