Com ações de conscientização, palestras e fiscalizações, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) iniciou ontem, 18/09, a programação da Semana Nacional do Trânsito, que neste ano tem como tema No Trânsito, Escolha a Vida. As atividades específicas deste período vão até 25/09, sempre visando sensibilizar sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, de modo a garantir mais segurança no sistema de mobilidade urbana.

dois homens observando documento em frente a caminhão
Operação especial da Semuttran, com a PM Rodoviária, de fiscalização de carretas na estrada PIR-011W (Canal Torto) – Foto Justino Lucente

Ontem, agentes da Semuttran realizaram ação de conscientização, em conjunto com a GCM (Guarda Civil Municipal) e com a PM (Polícia Militar), nas avenidas Armando de Salles Oliveira, Independência e Armando de Salles Oliveira e rua Regente Feijó, tanto no período da manhã quanto à tarde. Também ontem, e com continuidade hoje, equipe da Semuttran realizou, na Arcelor Mittal, palestras sobre segurança no trânsito.

E ainda como parte da Semana Nacional do Trânsito, aconteceu nesta terça-feira a operação Vias Seguras, com a GCM e PM, na avenida Raposo Tavares, além de operação especial, com a PM Rodoviária, de fiscalização de carretas na estrada PIR-011W (Canal Torto). Na ocasião foram abordadas cinco carretas, fiscalizando CNH (Carteira Nacional de Habilitação), CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), AET (Autorização Especial de Trânsito), pneus, equipamentos obrigatórios de sinalização e segurança, tacógrafo, que é um objeto usado para registrar a distância percorrida e a velocidade do deslocamento de um caminhão, carga excedente, entre outros itens. Foram emitidos dois AITs (Auto de Infração) no local, devido a carga excedente.

imagem de homem olhando motos em avenida
Ações de conscientização com agentes da Semuttran estão programadas para diversas avenidas

“Nesta Semana Nacional de Trânsito, nós da Semuttran damos continuidade ao que já é feito durante o ano, sempre com o propósito de manter o trânsito seguro. É muito importante que os motoristas e pedestres se conscientizem sobre o que deve ser feito para a preservação da vida. As leis existem e precisam ser respeitadas, independente se é um pedestre, um ciclista, um motorista de carro ou caminhão ou um motociclista”, falou a secretária da Semuttran, Jane Franco de Oliveira.

MAIS – Até dia 25/09, diversas outras ações estão programadas para acontecer na cidade, incluindo, por exemplo, fiscalização de escapamentos de motos que provocam poluição sonora, recolhimento de veículos em situação de abandono, fiscalização de veículos escolares e evento de caminhada e corrida.

CAMPANHA – Para auxiliar na conscientização sobre a importância de respeitar as leis visando um trânsito mais seguro, a Semuttran, em parceria com o CCS (Centro de Comunicação Social), desenvolve também neste mês a campanha denominada Pode Parar, com peças para mídias on e offiline que evidenciam, de forma humanizada, orientações didáticas sobre o que não deve ser feito nas vias públicas, como usar celular enquanto dirige, avançar o sinal vermelho, entre outros.

homens observando caminhão em estrada
Fiscalização de carretas aconteceu na manhã de hoje

“Atrás de um acidente sempre existe uma imprudência, então nós queremos cada vez mais diminuir isso. O nosso trabalho é para que não haja mais nenhum acidente”, afirmou Jane.

Ela disse, ainda, que a Semuttran está disponível para realizar parcerias com empresas, principalmente as geradoras de intenso tráfego, para engajamento na campanha Pode Parar. “É imprescindível o apoio de toda a sociedade, então, empresas que desejarem integrar esta campanha podem entrar em contato conosco”, falou. O contato da Semuttran é semuttran@piracicaba.sp.gov.br.

mulher falando em microfone para outras pessoas sentadas
Palestra na Arcelor Mittal sobre segurança no trânsito

CAMINHADA – No domingo, dia 24/09, ocorre a 3ª Caminhada pela Paz no Trânsito e Corrida de Rua 30 Anos Sest Senat. As inscrições já foram encerradas para receber os kits, mas quem desejar participar pode comparecer na data no Engenho Central, a partir das 7h.