Imagem aérea do bairro Paulista a noite, mostra casas, prédios, carros nas ruas e luzes. Em destaque, a Estação da Paulista iluminada com as novas luminárias
Estação da Paulista recebeu 60 postes (120 luminárias de LED), enquanto o bolsão recebeu 16 postes (32 luminárias de LED)

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), instalou nova iluminação de espaços públicos nos bairros Paulista, Santa Teresinha e Jardim Maria na última semana.

Na Paulista, a Semozel concluiu a troca e ampliou o número de luminárias na Estação da Paulista e estacionamento (bolsão), localizados à avenida Dr. Paulo de Moraes. Foram retiradas 76 luminárias do tipo globo que deram lugar a 152 luminárias de LED em 76 postes, sendo duas luminárias por poste. Com a troca, a economia energética será de 78%.

As lâmpadas LED são cinco vezes mais eficientes e possibilitam o direcionamento da luz, garantindo mais iluminação, em especial à noite

Os serviços começaram pela Estação da Paulista, que recebeu 60 postes (120 luminárias de LED), enquanto o bolsão de estacionamento recebeu 16 postes (32 luminárias de LED). Além da troca, os postes foram prolongados em um metro, para melhorar a uniformidade da iluminação.

Em Santa Teresinha, o campo de areia e a pista de skate, localizados no Parque Quilombo Corumbataí, também tiveram iluminação modernizada. Na pista de skate foram trocados seis refletores de vapor metálico por quatro refletores de LED. A eficiência energética é de 83%. Já no campo de areia, foram retirados oito refletores de vapor metálico, que deram lugar a novos quatro refletores de LED, garantindo economia de 87% de energia.

Imagem da pista de skate de Santa Teresinha
Na pista de skate de Santa Teresinha foram trocados seis refletores de vapor metálico por quatro refletores de LED

No bairro Jardim Maria, as trocas foram na praça Antônio Alberto Possato, que fica na rua Ephigênia Miotto Cesta. Dez refletores de vapor metálico foram substituídos por seis refletores de LED, que vão garantir a redução de 84% no consumo de energia elétrica.

Imagem aérea da praça Antônio Alberto Possato, com destaque para o poste de refletores em LED
No bairro Jardim Maria, as trocas foram na praça Antônio Alberto Possato

As lâmpadas LED são cinco vezes mais eficientes e possibilitam o direcionamento da luz, garantindo mais iluminação ao local, em especial à noite. As substituições integram o programa de eficiência energética da Prefeitura de Piracicaba, que já atendeu mais de 1.000 pontos em 2022 e 2023, em várias regiões do município, desde praças e parques até viadutos e ruas.

55 MIL PONTOS – A Prefeitura de Piracicaba, também por meio da Semozel, está com licitação em andamento para modernização e manutenção da iluminação em toda a cidade. Ao todo, 55.832 pontos serão atendidos com iluminação em tecnologia LED. As novas luminárias de LED devem ser de 60, 120 ou 180 watts, a depender dos locais onde serão instaladas. Do total de pontos, serão atendidos 2.900 novos, sendo 1.400 em praças e 1.500 em vias públicas (ruas e avenidas).

O investimento previsto de toda a modernização é de R$ 73 milhões, sendo R$ 25 milhões por meio do programa Desenvolve SP, R$ R$ 30 milhões por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento Básico) e R$ 18 milhões do Tesouro Municipal (recursos municipais).