A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), em parceria com o Governo do Estado, pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), entregou na manhã de hoje, quarta-feira, 6/09, a primeira casa reformada pelo programa Viver Melhor, via convênio entre os governos municipal e estadual. A residência fica no bairro Parque dos Sabiás e recebeu diversas melhorias sem custo algum para a moradora.

Mulher na frente da própria casa, que foi reformada e pintada com a cor roxa
Casa recebeu nova pintura tanto externamente quanto internamente

Situada na rua Gaipava, a casa está com nova pintura, teve troca de telhado, janelas, pisos e azulejos, recebeu reboco externo e manutenção na alvenaria. As obras duraram um mês e agora a proprietária, Simone Alves, 50, que trabalha como faxineira, pode morar em um lar com melhores condições de habitação.

“Eu moro aqui há 26 anos. Sou mãe solteira, sempre trabalhei, mas não consegui juntar dinheiro suficiente para realizar uma reforma em casa. Estou bastante satisfeita com todas as mudanças feitas e vou conseguir deixar minha casa do jeitinho que quero. Agora, por exemplo, tenho minha cozinha na área externa, porque ela era interna e, portanto, ganhei mais espaço internamente”, falou.

Fachada da casa antes da reforma, sem pintura e portão enferrujado
Fachada da casa antes da reforma

Durante o período da reforma, Simone ficou na casa de uma amiga e hoje retornou a sua casa acompanhada do engenheiro William Mateus e dos técnicos sociais Alann Oliveira e Ana Cecília Costa, da CDHU, e da assistente social Kelen Cristina Rodrigues Barbosa e Jorge Henrique da Silva, coordenador do Dephab (Departamento de Análise e Planejamento Habitacional), da Semuhget, além de Larissa de Sá, engenheira responsável pela obra.

“É uma grande satisfação para o governo municipal entregar esta casa reformada, atendendo sobretudo as necessidades da moradora”, disse Jorge Henrique da Silva.

Sete pessoas em pé, na frente da casa reformada, sendo elas, na sequência: um homem, uma mulher, outro homem, três mulheres e um homem
Alann Oliveira, Kelen Barbosa, Jorge Silva, Ana Cecília Costa, Simone Alves, Larissa de Sá e William Mateus

O Programa Viver Melhor tem como propósito aprimorar as condições de habitabilidade para famílias que residam em domicílios considerados inadequados ou precários sem custo para os moradores. O anúncio da parceria entre a Prefeitura e o Estado para esta iniciativa aconteceu em dezembro do ano passado. Antes do início das reformas, diversas casas foram fiscalizadas, levando em consideração os critérios do Programa. As obras nas casas do Parque dos Sabiás estão previstas para terminar em janeiro de 2024, sendo que foram pré-selecionadas 94 residências. Atualmente, outras residências passam por reforma simultaneamente.