Imagem de 14 pessoas que compõem o GMEA

O GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental) realizou sua última reunião em agosto, apresentando as principais ações do colegiado, encerrando o biênio 2021/2023. O encontro aconteceu no Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (NEA/Simap), localizado no Parque do Mirante.

O GMEA é um colegiado composto por representantes do poder público e da sociedade civil, criado a partir da Política Municipal de Educação Ambiental (Lei municipal nº 6.922/2010, regulamentada pelo Decreto nº 14.611/2012).

Durante a reunião, foram apresentadas as principais ações realizadas pelo Grupo no período da gestão (2021 a 2023), relacionadas à implementação do Plano Municipal de Educação Ambiental (Decreto Municipal nº18.491/2020), tendo em vista que o ano de 2023 figura como último ano para implementação das ações de curto prazo, previstas no documento.

Após a apresentação, os membros dialogaram sobre as atividades realizadas, levantando sugestões para o próximo biênio.

“As ações realizadas foram orientadas pelo Plano Municipal de Educação Ambiental, instrumento de política pública fundamental para avançarmos juntos na direção de um município educador mais sustentável. Agradecemos a todos que contribuíram com o trabalho realizado pelo Grupo durante a gestão”, ressaltou Kelly Monaco Coletti, assessora do GMEA.

AÇÕES E PROJETOS – O Grupo realizou o mapeamento de iniciativas de educação ambiental e identificou 94 atores sociais no território. Como desdobramento, foi realizado no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, o evento Conexões de Educação Ambiental: integrando ações para um município mais sustentável. A atividade contou com cerca de 120 participantes e apresentou iniciativas de educação ambiental realizadas pela Casa do Hip Hop, Escola Municipal Elizabeth Consolmagno Cruz e Oji Papéis.

No âmbito dos projetos realizados, foram destacados o Revira, Ecoar e Rota dos Resíduos. O projeto Revira, com foco na região sudoeste de Piracicaba, envolveu ações formativas, comunicativas e intervenções para conscientizar a população do território e divulgar os serviços municipais relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos. Já o Projeto Ecoar teve duas edições, que resultaram na formação de cerca de 80 educadores ambientais. O Rota dos Resíduos teve seu início em março de 2023 e, a partir de parceria com a Esalq/USP e com a empresa Piracicaba Ambiental, realizou 23 visitas educativas sobre consumo consciente e resíduos sólidos e atendeu, diretamente, 759 pessoas, entre professores e estudantes da rede pública municipal e estadual, conselheiros municipais e demais representantes de grupos e instituições públicas e privadas.

Com relação aos projetos realizados em parceria, destacaram-se o projeto Vivências em Educação Ambiental (USP Recicla/GMEA/SME), o programa EducaTrilha na Escola (Simap/IPA/GMEA/outros) e o projeto Diagnóstico de Resíduos Rurais (USP Recicla/GMEA/SME/Sema/outros).

Ainda em atendimento ao Plano Municipal de Educação Ambiental, o GMEA tem contribuído, junto a parceiros, com a elaboração do Programa de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Ibicatu, unidade de conservação estadual localizada no município de Piracicaba.