Imagem de uma máquina escavadeira retirando vegetação da margem do ribeirão do Enxofre; ao fundo algumas casas
Contenção de erosão é na margem direita do ribeirão do Enxofre, no trecho da avenida Abel Francisco Pereira, 120, no Jaraguá

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), iniciou hoje, 05/09, as obras para contenção de erosão na margem direita do ribeirão do Enxofre, no trecho da avenida Abel Francisco Pereira, 120, no Jaraguá. A equipe executa limpeza com máquina na margem, retirando a vegetação, para proceder com a construção de muro de gabião, que terá extensão de 50 metros e altura de 4,50 metros.

A obra, que tem investimento de R$ 705 mil, é mais uma ação para conter erosões e melhorar a passagem do ribeirão, que, em épocas de chuva, chega a transbordar em alguns pontos. Por isso a necessidade da construção de muro de gabião, que é uma espécie de muro de pedra ensacada em malha metálica que segura a encosta do curso d’água.

Imagem do ribeirão do Enxofre, à esquerda, com a máquina escavadeira do lado direito, retirando vegetação da margem
Equipe executa limpeza da margem para construção de muro de gabião, que terá cerca de 50 metros de extensão

CONTENÇÃO – Além desta obra, a Semozel está com duas licitações abertas para outras obras de contenção de erosão no ribeirão do Enxofre.

O edital 43/23 prevê o serviço na margem direita do ribeirão, na rua Pedro Habechian, Jardim Itapuã. Outro edital é o 44/23, que visa outra contenção na margem esquerda do ribeirão do Enxofre, na avenida Pio Sbrissa, Jardim Planalto.

Ambas as licitações podem ser acessadas na íntegra na área Editais, botão Licitações, no portal da Prefeitura (https://piracicaba.sp.gov.br).

INTERVENÇÕES – No ano passado, foi executada obra de recuperação da margem esquerda do ribeirão do Enxofre, na avenida Demóstenes Santos Correa, com construção de muro de gabião na altura do número 118 da via, no bairro Jardim Conceição.

Em 2021, a Prefeitura implantou muro de gabião em trecho de cerca de 50 metros entre as avenidas Abel Francisco Pereira e Pio Sbrissa, no Chácara Nazareth II.

Imagem do muro de contenção feito em 2021 no ribeirão do Enxofre

MAPEAMENTO – Em janeiro deste ano, Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial) e Guarda Civil realizaram um sobrevoo de drone para mapear a região que circunda o ribeirão do Enxofre, no bairro Jardim Itapuã. O levantamento foi feito após chuvas intensas que ocorreram no início de 2023, como forma de compreender em quais pontos o ribeirão transborda.