Edital de incentivo foi criado pela Administração; relação dos nomes pode ser conferida no Diário Oficial de ontem, 30/08

Dois lutadores de carate disputam uma competição. Um deles está de branco e com luvas e calçados azuis e o outro lutador está de branco com luvas e calçados vermelhos.
Carateca Hernani Antonio Veríssimo, categoria nacional

A Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), divulgou ontem, quarta-feira, 30/08, no Diário Oficial do Município (página 46), a relação dos 55 atletas selecionados no edital Bolsa Esportiva 2023. O programa Bolsa Esportiva é inédito e foi criado pela Administração atual, por meio da Lei Municipal nº 9.858/2022, para dar apoio financeiro para suporte técnico e material a esportivas que representam Piracicaba.

O secretário da Selam, Hermes Balbino, lembra que a Bolsa Esportiva é uma iniciativa de Piracicaba, que assim como outros municípios, procurou desenvolver um mecanismo que pudesse atender às necessidades dos atletas em formação, que têm vínculos com a cidade. “A ideia é aprimorar o processo de seleção para que nas próximas edições do Bolsa Esportiva possamos contemplar uma quantidade ainda maior de atletas. Espero um retorno positivo no comprometimento desses primeiros 55 contemplados com bons resultados e o uso adequado do recurso público destinado a essa finalidade.”

Uma das beneficiadas é Giovana Santin Soares de Lima, de 10 anos, atleta da categoria de formação da ginástica acrobática. A conquista é comemorada por toda a família da atleta “O incentivo proporcionado pelo programa Bolsa Esportiva é um reconhecimento pela dedicação e os anos de treinamento da Giovana. Isso vai muito além de um simples suporte financeiro, já que auxilia no desenvolvimento esportivo e também pessoal. É um apoio fundamental que estimula o surgimento de outras gerações talentosas. Esse recurso inspira a Giovana e inspirar meninas a se dedicarem ao esporte”, destacou Flávia, mãe de Giovana.

Ginasta está com o rosto colado no tatame para uma apresentação de ginástica acrobática.Ela veste colã verde com detalhes em branco e azul.
Giovana Santin Soares de Lima da Ginástica Acrobática

Para o carateca Hernani Antonio Veríssimo, de 28 anos, atleta selecionado na categoria nacional, a Bolsa Esportiva ajuda no auxílio com o pagamento das taxas de inscrições das competições e nas demais despesas de um esportista de alto rendimento, como nutricionista, preparador físico, fisioterapeuta, entre outros profissionais. “Com esse incentivo financeiro, o atleta profissional consegue focar exclusivamente em sua preparação para os torneios de alto rendimento, que exigem sempre nossa melhor performance dentro e fora dos tatames”, disse Hernani.

A Bolsa Esportiva tem três objetivos principais: valorizar e apoiar atletas, paratletas, guias, técnicos, auxiliares e preparadores físicos, participantes do esporte de rendimento ou representativo do município nos treinamentos e nas competições oficiais; incentivar o processo de formação esportiva e treinamentos para as competições esportivas; e apoiar a prática do esporte competitivo, como forma de desenvolvimento social e humano, mediante a concessão de bolsas remuneradas.