Raul Rozados se refere aos trens da exposição como gigantes de aço

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, órgão mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), abre nesta sexta-feira, 1º/09, a exposição Aço, com registros fotográficos de trens antigos, do artista piracicabano Raul Rozados, ex-diretor do Misp (Museu da Imagem e Som de Piracicaba). A entrada ao espaço é gratuita.

Aço é composta por 14 fotografias em preto e branco, ampliadas em papel fotográfico no formato 40cm x 60cm. A exposição enfoca trens antigos e fora de circulação que estavam localizados em um pátio ferroviário da cidade de São Paulo. A curadoria é de Rozados e do historiador do Museu Prudente de Moraes, Maurício Beraldo.

Aço fica até 14 de outubro no Museu Prudente

“O principal objetivo é mostrar a ação do tempo e a humana sobre o aço dos vagões, povoadas e retratadas pela minha visão poética”, conta Rozados. Ele revela que todos os registros foram feitos em outubro de 2020.

Rozados lembra do dia que inspirou sua visão poética sobre trens. “Ali estavam vagões de trens desativados, consumidos pelo tempo e pela ação humana. Fui tomado por uma visão poética e anacrônica daqueles ‘gigantes de aço’, unidos e misturados aos homens acomodados nas suas entranhas, nas madrugadas, dias e noites, enquanto corriam sobre as linhas paralelas nas retas e curvas dos caminhos humanos. Munido da minha câmera, fiz centenas de fotos, das quais selecionei 14 para esta mostra”.

Segundo Rozados, depois de algumas horas fotografando os trens, o lugar profundamente silencioso o fez sentir falta da agitação que costuma tomar conta de uma estação ferroviária. “Refiro-me ao burburinho humano das chegadas e partidas, dos encontros e desencontros nas estações, nas madrugadas, manhãs, tardes e noites, burburinho que por décadas acalentou os velhos vagões. Agora é tudo silêncio”.

Artista captou o silencio e desolação de uma estação desativada

SERVIÇO – Exposição fotográfica Aço, de Raul Rozados. Inauguração nesta sexta-feira, 1°/09, na Sala de Exposição Temporária do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. Entrada gratuita. Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábados e feriados, das 10h às 14h, até 14/10. Na rua Santo Antonio, 641, Centro. Visitas orientadas: (19) 3422-3069.