Texto: CCS
Fotos: Reprodução

Quinho_brasil_ – Tematico Meia idade e Grande Premio

Com referências à eterna busca do homem pelo equilíbrio entre correr atrás do dinheiro e do tempo, o cartum do mineiro Quinho é o vencedor do Grande Prêmio – Troféu Zélio de Ouro do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A obra também venceu o Prêmio Temático – Meia Idade. O anúncio aconteceu na noite deste sábado, 26/08, no palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro Engenho, durante a cerimônia de abertura do evento, que conta com 318 trabalhos, produzidos por 175 artistas de 30 países.

Luiz Carlos Fernandes – Brasil – Premio Camara

Marcos de Souza Ravelli, o Quinho, é cartunista, quadrinista e ilustrador. Atualmente trabalha no jornal Estado de Minas e já publicou em vários veículos, com diversos prêmios no Brasil e exterior em seu currículo.

Luiz Carlos Fernandes – Brasil Premio Cartum

Quinho receberá R$ 7.500 mil pela seleção de seu trabalho na categoria Temático – Meia Idade e mais R$ 15 mil pela escolha para o Grande Prêmio. Os prêmios do 50º Salão de Humor totalizam R$ 90 mil, distribuídos entre todas as categorias.

Rui Miranda – Brasil – Escultura

Na categoria Caricatura, o prêmio foi para Shankar Pamarty, da Índia, com uma sátira a Ellon Musk e ao Twitter (agora X). A categoria Cartum foi vencida pelo brasileiro Luiz Carlos Fernandes, com uma reflexão sobre Inteligência Artificial (AI) x homem. Fernandes também levou o prêmio Câmara, com uma estilizada caricatura do músico Gilberto Gil.

Shankar Pamarthy-India- Premio Caricatura

O prêmio Charge ficou com Ali Miraee, dos Estados Unidos, com uma emocionante obra sobre a dor e o amor que envolve o movimento da imigração forçada. Outro estrangeiro premiado é Alireza Pakdel, do Chipre, que venceu o Prêmio Tira com uma singela obra sobre os animais e a natureza. Já Victor Solis, do México, levou o Prêmio Saúde Unimed.

Lucas Leibholz – Brasil – Premio Adilson Maluf

O prêmio Escultura foi para o brasileiro Rui Miranda, com um colorido Van Gogh. Quanto ao prêmio Adilson Maluf, inédito e exclusivo para um artista de Piracicaba, o vencedor foi Lucas Leibholz e sua obra, uma caricatura do ator Laurence Fishburne, multimídia e interativa, do filme Matrix.

Victor Solis_Mexico_- Premio Saude

PRÊMIO JÚRI POPULAR – O prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto foi aberto ao término da cerimônia de abertura do 50º Salão de Humor e acontece pelo site salaointernacionaldehumor.com.br. Esse prêmio será escolhido entre as obras que receberam o Prêmio Menção Honrosa, até o dia 20 de setembro.

Ali Miraee_USA_ Premio Charge

SERVIÇO – 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, até 28/10, no Armazém 14, do Parque do Engenho Central. Na avenida Dr. Maurice Allain, 454. Entrada gratuita. As visitas podem ser feitas às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h. Informações: salaointernacionaldehumor.com.br.

Alireza Pakdel – Chipre – Premio Tira