Evento foi aberto hoje, com vivência de basquete para alunos da Escola Municipal Professor Fábio de Souza Maria

O Challenge Internacional VI de Basquete 3×3 foi aberto hoje, sexta, 25/08, no Engenho Central. No primeiro dia, as quadras montadas no Engenho Central foram ocupadas por 76 alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor Fábio de Souza Maria, do Jardim São Francisco, em Piracicaba. Os alunos participaram da clínica e da vivência promovidas pela ANB (Associação Nacional de Basquete 3×3), no período da tarde.

O representante da escola municipal, Laurent Lima, disse que a vivência permitiu o primeiro acesso de seus alunos a uma modalidade de grande relevância e que fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Imagem de dois atletas competindo no evento enquanto espectadores assistem
Atletas de varias cidades participam do Challenge Internacional, em Piracicaba

Para a estudante Lorena Victória Ribeiro Camargo, de 11 anos, essa foi a chance de conhecer e vivenciar a modalidade 3×3. “Eu adoro o basquete e hoje tive a chance de praticar o 3×3, que só conhecia pelos vídeos”, disse Lorena.

Neste primeiro dia de atividades do Challenge Internacional, o evento também contou com as participações dos atletas do Clube de Campo de Piracicaba e de 65 alunos do PDB (Programa Desporto de Base), que ocuparam as quadras montadas no Engenho Central.

A professora de basquetebol do PDB Ana Cristina Chistofoletti disse que essa é uma experiência fantástica e que permitiu aos munícipes e aos integrantes dos núcleos de formação, a oportunidade de ter acesso às atividades ministradas de maneira lúdica e que ajuda a despertar o interesse das crianças a essa nova modalidade olímpica.

FIM DE SEMANA – O cronograma do Challenge Internacional VI segue neste sábado e domingo, dias 26 e 27 de agosto, a partir das 9h, no Engenho, com os confrontos válidos pelas categorias sub-15 masculina, sub-18 masculina e feminina, sub-23 masculina e feminina, adulto feminina, elite masculina, open masculina, 35+ masculina e 40+ masculina.

Os competidores da etapa de Piracicaba, no Engenho Central, estarão em quadra no final de semana em busca das vagas para representar o país no Challenge Internacional em Capivari de Baixo (SC), nos dias 29 e 30 de setembro e 01 de outubro.
A etapa também classificará as equipes para participarem da final da ANB (Associação Nacional de Basquete 3×3), que promove o maior torneio de basquete 3×3 do continente.

A etapa final do Challenge Internacional integra as comemorações dos 256 anos de Piracicaba e conta com os apoios da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

LEI FEDERAL
 – O Challenge Internacional em Capivari de Baixo (SC) é um projeto de realização da Associação Nacional de Basquete 3×3, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da Diamante Geração de Energia, Multiplan e Hyundai, com apoio da empresa de materiais esportivos Wilson e Prefeitura de Capivari de Baixo, com chancela da FPB, FCB, CBB e FIBA3x3.