Imagem dos participantes da oficina sentados em cadeiras, enquanto um homem fala ao microfone
Fussp realiza oficina ReCriando Sabores no CCInter do Parque Piracicaba

O Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) realizou na terça, 22/08, a oficina ReCriando Sabores, no Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) do bairro Parque Piracicaba, gerenciado pela Associação Atlética Educando Pelo Esporte em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). A atividade ainda contou com a participação do projeto Com Vivência, iniciativa do Cesac também em parceria com a Smads. Cerca de 60 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, aproveitaram a tarde que uniu alimentação saudável, música e solidariedade.

Imagem dos pratos servidos durante a oficina, sendo torradas e os patês
Os voluntários prepararam iogurte de manga com laranja, patês de cenoura, queijo vegano, azeitona preta e grão-de-bico, bolos de cenoura, chocolate e iogurte com limão

O objetivo da ReCriando Sabores é incentivar a alimentação saudável por meio do consumo de alimentos não industrializados, priorizando, inclusive, opções mais acessíveis, também como forma de diminuir o custo das produções dos pratos e trazer mais nutrientes e vitaminas. As refeições são feitas por voluntários da oficina.

Imagem de uma mulher com roupa azul marinho de costas montando os lanches em cima de uma mesa, junto da presidente do Fussp, Andréa Almeida, em roupa verde.
A presidente do Fussp, Andréa Almeida, saliento que o projeto busca apresentar e incentivar a alimentação saudável

Durante a atividade, os voluntários prepararam iogurte de manga com laranja, patês de cenoura, queijo vegano, azeitona preta e grão-de-bico, bolos de cenoura, chocolate e iogurte com limão. O diferencial desta edição foi a criação de um ambiente de interação entre faixas etárias variadas, já que o CCInter, por meio do Educando pelo Esporte, atende crianças e adolescentes de seis a 14 anos, jovens de 15 a 17 anos, pessoas com mais de 50 anos e idosos, bem como o projeto Com Vivência, que também atua com idosos.

“O ReCriando Sabores é um projeto no qual buscamos apresentar e incentivar a alimentação saudável, fazendo substituições, principalmente a carne por legumes e verduras. A ideia é trazer sabor enriquecendo o prato com opções saudáveis. Ressalto ainda que esse projeto é feito por voluntários e, por isso, quero destacar que existem muitas instituições na cidade que precisam de voluntários. Portanto, quem tiver vontade de fazer trabalho voluntário, seja no ReCriando Sabores, em outras ações do Fussp ou em alguma instituição, entre na plataforma PiraSolidária e se inscreva”, comentou Andréa.

Imagem da coordenadora do CCInter, Vanessa Ometto, com muro grafitado ao fundo com um desenho de borboleta colorida
A coordenadora do CCInter Parque Piracicaba, Vanessa Ometto, destacou a interação entre as diferentes idades dos participantes

A coordenadora do CCInter Parque Piracicaba, Vanessa Ometto, destacou a interação entre as diferentes idades dos participantes. “Receber a oficina ReCriando Sabores foi muito gratificante, ver as crianças interagindo com os idosos e ainda pensando na questão da alimentação saudável, de uma forma que possa contribuir com o cotidiano deles”, disse.

Os pequenos Leandro Samuel Medina Amâncio, Rebeka Medina Amâncio e Wellington Yago Morais gostaram bastante da atividade. “Achei muito interessante. Gostei do bolo de chocolate e da torrada com os patês. E gostei também de participar com os mais velhos”, contou Leandro.

Ao final da atividade, os idosos do Projeto Com Vivência fizeram uma apresentação musical.

Imagem das crianças Leandro Samuel Medina Amâncio, Rebeka Medina Amâncio e Wellington Yago Morais
Os pequenos Leandro Samuel Medina Amâncio, Rebeka Medina Amâncio e Wellington Yago Morais, gostaram bastante da atividade

PIRASOLIDÁRIA – Interessados em participar como voluntários nas próximas edições da oficina ou em outras ações e eventos do Fussp devem se inscrever no site do PiraSolidária.

O PiraSolidária é uma plataforma autossustentável, na qual grupos e organizações da sociedade civil, ONGs, grupos coletivos e outras entidades podem se cadastrar, inserindo quais são os serviços, doações e iniciativas para as quais estão abertos a receberem ações voluntárias. Além disso, os cidadãos podem se cadastrar como voluntários, buscando trabalhos que possam realizar, além de serem encontrados pelas instituições cadastradas. O site do Pira Solidária é o https://pirasolidaria.com.br/.