Júri de Premiação analisa alguma das esculturas da mostra principal

Os integrantes do Júri de Premiação do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba reuniram-se no último sábado, 19/08, no período da tarde, para escolher as obras premiadas da edição. Foi um processo de cerca de seis horas, realizado no espaço da mostra principal, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central. Os vencedores serão revelados durante a cerimônia de abertura do salão, a partir das 19h do dia 26/08

Entre os 314 trabalhos selecionados, produzidos por 175 artistas de 30 países, os jurados analisaram obra por obra de todas as categorias – cartum, charge, caricatura, quadrinhos, temática, escultura, prêmio Unimed, que tem como tema saúde. Os vencedores foram definidos após muitos debates, defesas de entendimentos e a busca pelos melhores trabalhos que representem com louvor a edição de meio século do Salão de Humor.

O Júri de Premiação foi formado por Boligan (caricaturista cubano que vive no México), Zetti Araujo (ex-diretora do Salão de Humor e chefe do programa Movimentação Cultural, da Semac), Sidney Gusman (jornalista brasileiro, editor do Universo HQ e da Mauricio de Sousa Produções), Rosana Herman (escritora, roteirista e apresentadora brasileira), Eduardo Baptistão (ilustrador brasileiro, colaborador das revistas Veja e Você S/A e Carta Capital), Fabiane Langona (quadrinista da Folha de S. Paulo) e Max Porto (ex-BBB, caricaturista e escultor).

Fabiane Langona analisa obras para definir as premiadas do 50 Salão de Humor

Pela primeira vez em um júri do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Max Porto conta que foi difícil chegar à unanimidade do Grande Prêmio e até dos vencedores de cada categorias devido ao nível elevado das obras, tanto pela técnica, quanto pela criatividade e temática. “O consenso foi complicado e foram boas horas para achar o campeão, e nos esmeramos bastante. Foi uma dinâmica muito legal”.

Fabiane, também estreante no júri do Salão, destacou que o evento é “um símbolo de Piracicaba” e revela que tomou muito cuidado na análise dos vencedores. “Primeiramente tendo um olhar respeitoso e afetivo frente aos trabalhos selecionados, tenho respeito máximo à categoria. Quanto aos critérios, o ‘humor ser engraçado’ foi um dos principais. E isso não é um pleonasmo”, ela brinca.

A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A cerimônia de abertura do Salão está marcada para o dia 26/08, às 19h, no palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, com entrada gratuita.

Em meio à exposição, Max se diverte e julga as obras que receberão prêmios nesta edição

VALORES – Com o reajuste dos valores a partir deste ano, o valor total de prêmios do Salão é de R$ 90 mil. Passaram de R$ 5.000 para R$ 7.500 para todas as categorias – cartum, charge, caricatura, quadrinhos, temática, escultura, prêmio Unimed, que tem como tema saúde, Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto, feito por votação do público pelo site do Salão, e Prêmio Câmara Municipal, sempre para uma caricatura.

Especialmente para a 50ª edição foi criado o Prêmio Adilson Maluf, também no valor de R$ 7.500, oferecido pela família do ex-prefeito, entusiasta do evento e que faleceu em julho do ano passado, destinado exclusivamente ao melhor trabalho entre os artistas piracicabanos ou residentes na cidade. O Grande Prêmio, entregue ao melhor trabalho entre todos os selecionados e expostos desta edição, também teve reajuste, passando de R$ 10 mil para R$ 15 mil.

Ao lado do secretário Beltrame, Kadeshi explica as regras aos jurados

SALÃOZINHO – Com trabalhos feitos por crianças de 7 a 14 anos de idade, matriculadas em escolas públicas das Redes Municipal e estadual de ensino, e também de unidades escolares particulares, o Salãozinho de Humor de Piracicaba, que chega neste ano à 21ª edição, também será aberto oficialmente no mesmo dia e poderá ser visitado no Armazém 14 do Parque do Engenho Central.

PARALELAS – A edição de meio século do Salão Internacional de Humor de Piracicaba contará ainda com dez mostras paralelas: Caricaturas do Salão de Humor de Piracicaba (Na Alesp, de 22/08 a 1º/09), O Salão de Humor é Nosso! (No Terminal Rodoviário de Piracicaba, de a 29/10), 50 anos, 50 mãos (Na Passarela Pênsil, na avenida Beira Rio, s/n, de 26/08 a 29/10), O Olhar do Orla (No Armazém 14 do Parque do Engenho Central, de 26/08 a 1º/09), Pamonhas Ainda! (Na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, de 26/08 a 29/10), Censurados do Pasquim (Armazém 14 do Parque do Engenho Central, de 26/08 a 29/10), Fatos e Fotos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (No Armazém 14 do Parque do Engenho Central, de 26/08 a 29/10), 50 anos de Humor (No Armazém 9 do Parque do Engenho Central, de 26/08 a 29/10), 50 vezes Zélio (Na Casa do Povoador, de 26/08 a 29/10) e Cadernos da Bel (No Pecege, de 28/08 a 29/09).

SERVIÇO – 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Abertura: 26/08, às 19h, no palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos (avenida Dr. Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Informações: salaointernacionaldehumor.com.br.