Os acrobatas Carlos e Marina dão vida as clássicas artes circenses
Os acrobatas Carlos e Marina dão vida as clássicas artes circenses - Foto de Adriana de Maio

Um casal de acrobatas viaja com seu pequeno vagão de praça em praça, criando encontros mágicos com o público, misturando realidade com fantasia. Neste domingo, 20/08, o destino da Cia LaMala com o espetáculo Charivari Circo é o Armazém Maria Dirce Camargo, na Estação da Paulista. A apresentação acontece às 16h e a entrada é gratuita.

Charivari segue o formato do circo de variedades, que reúne várias modalidades circenses, como a minibáscula, bambolê, equilíbrio de garrafas, de pratos, rola-rola, entre outras. A idealização do espetáculo é do casal de acrobatas Marina Bombachini e Carlos Cosmai e a direção é de Fernando Sampaio e Luciana Viacava.

Marina comenta que o circo é uma arte, muitas vezes, renegada. “Tem quem entenda que seja uma arte ‘menor’, mas é justamente esta a importância do circo: chegar em lugares onde outras artes não chegam, de ser quase como uma porta de entrada para o caminho da cultura e da arte. A gente entende o circo como um espaço de resistência”.

O espetáculo tem como essência as memórias de dois arlequins, interpretados pelo casal de acrobatas Carlos e Marina. Apaixonados pela vida e pela arte circense, eles unem, neste espetáculo, as memórias do circo clássico com muita inovação. “Queremos proporcionar para o público esses momentos de suspensão da realidade, esses momentos mágicos e de revisita ao imaginário circense de maneira divertida, leve, ingênua e poética”, diz Marina.

Dois alerquins divertem o público de diferentes cidades -
Dois alerquins divertem o público de diferentes cidades | Foto de Adriana de Maio

Tudo começa com um pequeno vagão sendo puxado por uma bicicleta com a roda dianteira gigante (Penny-farthing), sintetizando a essência do circo, a itinerância e o picadeiro. Ao fundo, o mesmo vagão se transforma em circo, com picadeiro circular e assume mais funções como camarim, cozinha e palco. O cenário foi concebido por Carlos Cosmai, Marina Bombachini e Amanda Gomes.

O espetáculo foi contemplado pelo edital Proac nº 07/2022 – Circo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e é realizado em Piracicaba com apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

SERVIÇO – Espetáculo Charivari Circo, da Cia LaMala. Domingo, 20/08, às 16h, no Armazém Maria Dirce Camargo, na avenida Dr. Paulo de Moraes, 1.682, bairro Paulista. Classificação livre. Entrada gratuita. Informações: (19) 3422-0912.